Diário Logo

O Diário Logo

Em epidemia, Suzano lidera estatísticas de dengue no Alto Tietê

Além de Suzano, as cidades da região que podem declarar epidemia de dengue são Guararema e Santa Isabel

29 de fevereiro de 2024

O mosquito aedes aegypti é o agente transmissor da dengue | Freepik

Reportagem de: Vitor Gianluca

Suzano supera a incidência de 300 casos a cada 100 mil habitantes, estabelecido pelo Ministério da Saúde, com isso, o município está oficialmente enfrentando epidemia de dengue. Até o momento, são 991 casos confirmados, 413 em investigação e um óbito, segundo o Painel de Monitoramento da Divisão de Dengue, Chikungunya e Zika do Estado de São Paulo.

A dengue se tornou um grande problema para as dez cidades da região Alto Tietê. Neste momento, os municípios com o maior número de casos da doença são: Suzano (991), Itaquaquecetuba (427), Mogi das Cruzes (278). Porém, a lista muda quando o assunto é incidência, registrada a cada 100 mil habitantes. As cidades com maior incidência da doença e que estão próximas do estado de epidemia de dengue são Guararema, com incidência de 278,5; Santa Isabel com 233,2 e Itaquaquecetuba com 117,3.

Segundo o levantamento da Prefeitura de Suzano, os bairros com o maior número de casos confirmados da cidade são Vila Amorim, Jardim Varan e Jardim Revista. Confira a lista completa:

  1. Vila Amorim – 126
  2. Jardim Varan – 77
  3. Jardim Revista – 56
  4. Jardim Monte Cristo – 53
  5. Cidade Boa Vista – 50
  6. Cidade Miguel Badra – 43
  7. Vila Urupês – 42
  8. Jardim Casa Branca – 37
  9. Jardim Europa – 36
  10. Jardim Colorado – 29

Nesta sexta-feira (1), para combater a doença e diminuir a incidência de casos no mês de março, a cidade receberá uma mobilização especial do Dia D de combate à dengue. A ação prevê medidas de conscientização dos moradores, combate aos focos de mosquito do Aedes aegypti e pulverização de inseticidas, dentre outras.

Veja Também