Diário Logo

O Diário Logo

Hospital Santa Maria abre o novo Espaço da Mulher

O Hospital Santa Maria de Suzano irá inaugurar nesta sexta-feira, dia 3 de dezembro, às 11 horas, o novo Espaço da Mulher (Pronto-Atendimento, Ambulatório e Maternidade), proporcionando ainda mais acolhimento e privacidade às mulheres, a partir de um estudo minucioso para assegurar atendimento personalizado, de acordo com as necessidades de cada paciente, já a partir […]

1 de dezembro de 2021

Reportagem de: O Diário

O Hospital Santa Maria de Suzano irá inaugurar nesta sexta-feira, dia 3 de dezembro, às 11 horas, o novo Espaço da Mulher (Pronto-Atendimento, Ambulatório e Maternidade), proporcionando ainda mais acolhimento e privacidade às mulheres, a partir de um estudo minucioso para assegurar atendimento personalizado, de acordo com as necessidades de cada paciente, já a partir do fluxo. A capacidade é para 1.500 consultas mensais.

A estrutura permitirá o cumprimento desse conceito desde a entrada, que será exclusiva pela Rua Roberto Bianchi (lateral), completamente independente dos demais setores, reforçando a exclusividade e privacidade, consideradas importantes para o bem-estar durante o atendimento e seus eventuais desdobramentos recomendados pelos médicos e demais profissionais especializados e treinados.

A instituição conta que aperfeiçoou o ‘Alô Mamãe’, canal exclusivo para tirar todas as dúvidas, incluindo conferência de valores e documentos. O número é 11 93021-9057 ou pelo e-mail [email protected]. Houve reestruturação também nos horários de visita, reforçando sempre o acolhimento e humanização.

Na Maternidade, é permitida a permanência de um acompanhante durante toda a internação; já nas enfermarias, o horário dos leitos pares é das 18h às 19h, e ímpares das 17h às 18h. Outra novidade é a retomada do Curso de Gestantes, garantindo todo o acompanhamento no pré-natal e o parto adequado.
Além da recepção, os consultórios, salas de triagem, medicação e emergência seguem o mesmo padrão de conforto e unicidade, garantindo sempre a segurança nos procedimentos, o que permite a recuperação mais rápida das pacientes.

O Espaço da Mulher integrará um amplo complexo que incluiu, além de Centro de Diagnóstico por imagem, Bloco Cirúrgico com alta complexidade, Ambulatório de Especialidades e ala para internações. AMaternidade com capacidade para 180 partos mensais tem o respaldo das Unidades de Terapia intensiva (UTI) Adulta e Neonatal.

Para os recém-nascidos que precisam ficar internados, houve reforço dos protocolos de humanização visando atenuar a situação enfrentada pelas mães que estão com seus bebês na UTI.

As ações são supervisionadas por equipes multidisciplinares e ocorrem mediante prescrição técnica. O acesso das mães aos bebês é permitido 24 horas por dia, sendo dada atenção personalizada de acordo com o estado de saúde. O “Momento Canguru” é considerado um dos mais emocionantes por quem acompanha a rotina da UTI Neonatal, que possui 10 leitos.

Os bebês ficam em contato direto com a pele das mães, debaixo da roupa delas apropriada para a situação, estreitando laços muitas vezes interrompidos instantes após o nascimento devido a intercorrências.
O gesto, acompanhado de mensagens otimistas e amorosas, ajuda o pequeno paciente em vários aspectos, inclusive no ganho de peso, acalentando sentimentos positivos e de esperança nas progenitoras.
A comunicação também ganha destaque nessas ações. As informações são transmitidas com clareza e eficiência pelos profissionais, sendo disponibilizado atendimento psicológico em alguns casos, mantendo-se ambiente positivo e motivador a cada dia.

Na “Hora do Soninho”, as luzes são desligadas estrategicamente, evitando-se ao extremo os ruídos, garantindo acolhimento e tranquilidade indispensáveis no processo de fortalecimento físico rumo à esperada alta médica. Diante da relevância indiscutível da amamentação, que fica impossibilitada em alguns períodos, é feita a coleta de leite para o instante de ingestão recomendado pelos médicos.

Veja Também