Diário Logo

O Diário Logo

Mais 6,6 mil doses de reforço contra a Covid-19 aplicadas em Suzano

A Secretaria Municipal de Saúde registrou na última semana, de 13 a 17 de dezembro, mais 9.796 aplicações de vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) em Suzano, sendo que 6.648 foram da dose reforço disponível aos munícipes que receberam o imunizante da Janssen há pelo menos dois meses e a quem já completou a imunização […]

20 de dezembro de 2021

Reportagem de: O Diário

A Secretaria Municipal de Saúde registrou na última semana, de 13 a 17 de dezembro, mais 9.796 aplicações de vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) em Suzano, sendo que 6.648 foram da dose reforço disponível aos munícipes que receberam o imunizante da Janssen há pelo menos dois meses e a quem já completou a imunização em duas etapas há quatro meses ou mais. O atendimento segue nos 24 postos durante as próximas semanas, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, exceto em feriados e pontos facultativos.

Do total de aplicações nos últimos cinco dias, 67,8% são referentes à aplicação de reforço. Em relação à procura pela primeira e a segunda dose, foram demandados 3,4% e 28,6% do atendimento na semana, respectivamente. Até o momento, 246.813 suzanenses já foram vacinados com a primeira, 211.021 com a segunda e 35.346 com a de reforço, conforme dados do “Vacinômetro” (vacinaja.sp.gov.br/vacinometro), plataforma de registro do governo do Estado de São Paulo.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, o atendimento nas unidades segue normalmente nas próximas semanas, de segunda a sexta-feira, exceto durante os pontos facultativos dos dias 24 e 31 de dezembro (sexta-feira) previstos no decreto municipal nº 9.560/2021. “Seguimos com nossas atividades neste período, exceto nessas duas últimas sextas-feiras do ano. Na segunda-feira, dia 3 de janeiro, todos os equipamentos estarão a postos e com muita vacinação”, disse.

O chefe da pasta também reforçou a importância dos cuidados contra a Covid-19 e outras contaminações, como a gripe. “Não podemos descuidar. Na Saúde, estamos vigilantes com contínuas avaliações do cenário pandêmico na cidade. Contamos com a responsabilidade e a colaboração de todos neste fim de ano, para que usem máscaras e evitem aglomerações. Sabemos que, além da vacinação, esses cuidados básicos salvam vidas”. 

Aprazamento

Para receber a aplicação adicional, basta apresentar um documento original com foto, CPF e o cartão de vacinação preenchido, constando as respectivas datas já registradas.

A mesma documentação é solicitada aos munícipes imunizados com Janssen, em dose única, e ao público que ainda precisa completar o esquema vacinal com a segunda. Vale reforçar que, atualmente, o intervalo entre as aplicações da CoronaVac é de quatro semanas; da AstraZeneca é de oito semanas; e da Pfizer é de três semanas para maiores de 18 anos e de oito semanas para jovens entre 12 e 17 anos.

O atendimento para a primeira dose também continua nas salas de vacinação da cidade, sendo recomendada para todas as pessoas maiores de 12 anos. Para receber a aplicação inicial é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de endereço de Suzano e a filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site “Vacina Já”, do governo do Estado, também é necessário.

No caso dos menores de idade, é preciso ter um Termo de Assentimento Livre e Esclarecido, assinado, que pode ser acessado em www.suzano.sp.gov.br. O documento é dispensável aos adolescentes que estiverem acompanhados pelo responsável legal.

Veja Também