Diário Logo

O Diário Logo

Patrulhas da GCM de Suzano resultam em prisões

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano segue com ações ostensivas por toda a cidade. Nesta semana, os grupamentos da corporação foram responsáveis por uma série de apreensões de drogas na região do Jardim Colorado. Ao todo, foram recolhidas 329 porções de entorpecentes. Para além do combate ao narcotráfico, um homem também foi detido por descumprir medida […]

23 de setembro de 2021

Reportagem de: O Diário

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano segue com ações ostensivas por toda a cidade. Nesta semana, os grupamentos da corporação foram responsáveis por uma série de apreensões de drogas na região do Jardim Colorado. Ao todo, foram recolhidas 329 porções de entorpecentes. Para além do combate ao narcotráfico, um homem também foi detido por descumprir medida protetiva na Vila Urupês.

Nesta terça-feira (21), aproximadamente às 13h30, uma equipe da Ronda Ostensiva Motorizada (Romo) estava em patrulhamento preventivo pelo Jardim Cacique, quando avistou um homem em comportamento suspeito na rua Biotônico. Ao notar a presença das viaturas, ele mudou seu trajeto e tentou fugir, mas foi detido poucos metros à frente.

Em revista pessoal, foi encontrada com ele uma bolsa repleta de entorpecentes, além de quantia em dinheiro, fruto da venda dos ilícitos na comunidade. No total, foram apreendidos 92 pinos de crack, 40 invólucros de cocaína, quatro papelotes de maconha e R$ 352,25. O suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia (DP) central e segue à disposição da justiça.

Já na segunda-feira (20), a Patrulha Maria da Penha recebeu ligação de uma das vítimas assistidas pelo grupamento. A mulher, que mora na Vila Urupês, pediu socorro pois seu antigo companheiro estava no portão de sua casa completamente alterado, tentando invadir o local. Uma medida protetiva já havia sido emitida para mantê-lo longe dela. Diante da denúncia, as guardas municipais foram imediatamente até o endereço.

Chegando lá, encontraram o indivíduo ainda no portão. Quando abordado, ele afirmou ter conhecimento da ordem judicial e admitiu que mesmo assim procurava a vítima. Ele foi detido e recebeu voz de prisão em flagrante pelo descumprimento da medida protetiva. Posteriormente foi encaminhado à DP central, onde também permaneceu à disposição das autoridades.

Segundo a comandante da GCM, Rosemary Caxito, a patrulha tem trabalhado de forma incansável no enfrentamento à violência contra a mulher, com intensificação de rondas e pronto atendimento às denúncias. “Assim como foi o caso desta vítima que nos acionou, realizamos o monitoramento diário de diversas outras mulheres com medida protetiva. Elas têm uma linha direta conosco e podem pedir socorro em qualquer situação onde se sintam ameaçadas ou desconfortáveis”, explicou.

Ainda nesta data, uma equipe do Canil da GCM foi acionada pela Central de Segurança Integrada (CSI) para atender a um caso de tráfico de drogas. Por meio da rede de câmeras espalhadas pela cidade, os agentes de monitoramento identificaram homens vendendo ilícitos na área entre a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Mariano de Souza Coutinho Júnior, do Jardim Colorado, e a Escola Municipal Professora Célia Pereira de Lima, do Jardim Cacique.

Com as informações e a descrição dos suspeitos em mãos, o grupamento foi até o endereço para impedir os criminosos. Chegando lá, a história foi confirmada por moradores, que indicaram onde o suspeito poderia estar. O Canil então o encontrou e realizou abordagem, impedindo a tentativa de fuga do local. Com ele, foram identificados 86 pinos de crack, 17 invólucros de cocaína e sete papelotes de maconha. Diante da confirmação do delito, ele foi conduzido à Delegacia de Polícia central para que as devidas providências fossem tomadas.

Outro caso semelhante aconteceu no domingo (19/09), onde agentes da Romo detiveram um indivíduo por suspeita de tráfico de drogas no Jardim Colorado. Na ocasião, a equipe encontrou com ele um estojo com 44 invólucros de cocaína, 37 pinos de crack e dois papelotes de maconha, além de R$ 986, provenientes da venda dos materiais na região. A ação contou com apoio de viatura do Canil.

O secretário municipal de Segurança Cidadã, Elias Marques de Lima, parabenizou os servidores pelas apreensões na região. Segundo ele, estes resultados fortalecem a luta da corporação contra o narcotráfico do município e diminuem a quantidade de entorpecentes em circulação nas ruas. “Nossos guardas atuam de forma ativa pelas ruas da cidade, sempre atentos a qualquer movimentação suspeita e a postos para servir a população e acolher qualquer tipo de denúncia. A GCM também segue à disposição da população também pelo telefone (11) 4746-3297”, concluiu.

Veja Também