Piscina abandonada serve de criadouro de dengue e preocupa moradores
Prefeitura de Suzano informou que o departamento entrará em contato com a imobiliária responsável para autorizar a entrada dos agentes
Segundo a Prefeitura de Suzano, o Setor de Controle de Zoonoses, está com a visita programada para os próximos dias | Reprodução
Reportagem de: Ana Lívia Terribille
Com o aumento nos índices de casos de dengue, um morador do bairro Vila São Francisco, em Suzano, que preferiu não se identificar, denunciou ao O Diário uma residência desocupada. Dentro dela, há uma piscina descoberta com uma coloração esverdeada, que, segundo o denunciante, está servindo de criadouro para o mosquito Aedes aegypti.
“Eu, meu filho e minha esposa já fomos infectados”, destacou o denunciante.
Em contato com a Prefeitura de Suzano, foi informado que a situação foi registrada duas vezes na Ouvidoria Municipal e que o caso foi encaminhado ao Setor de Controle de Zoonoses, incluindo a visita programada para os próximos dias.
“A pasta também informa que o veículo nebulizador de inseticida contra o Aedes aegypti foi utilizado nos dias 10, 11 e 12 de abril em bairros da região central de Suzano, o que abrange a Vila São Francisco, onde a residência citada está localizada”, esclareceu.
O Diário também questionou sobre as medidas a serem tomadas em uma situação como essa. De acordo com o órgão municipal, “o departamento entrará em contato com a imobiliária responsável para autorizar a entrada dos agentes, a fim de que as medidas necessárias sejam executadas, embora o ingresso forçado, caso necessário, esteja previsto no decreto municipal nº 10.028/2024, com base no Estado de Emergência e Alerta Epidemiológico ainda em vigor em Suzano (decreto municipal nº 10.019/2024).”
Por fim, a secretaria reforçou seu compromisso em combater o avanço da dengue e de outras doenças transmitidas pelo mosquito, e destacou que o Setor de Controle de Zoonoses tem sido extremamente ativo em atender às solicitações que chegam de toda a cidade diariamente.
Registros
A Prefeitura alerta os munícipes que, para realizar denúncias, devem utilizar a Ouvidoria Municipal, que pode ser contatada pelo telefone 0800-774-2007 ou pelo e-mail [email protected]. Uma vez registrada a demanda oficialmente, o setor competente tem um prazo de até 30 dias para comunicar sobre as providências tomadas.