Diário Logo

O Diário Logo

Projeto revitaliza muro de templo budista de Suzano

O Projeto Arte Pública, da Secretaria de Cultura de Suzano, realizou na última semana a entrega de um novo mural na cidade, desta vez no Templo Honpa Hongwanji, em trecho da rua Armando Salles de Oliveira, no centro. A pintura, de 36 metros quadrados, foi feita pelo artista plástico Fabiano Galdino. A iniciativa tem como […]

3 de agosto de 2021

Reportagem de: O Diário

O Projeto Arte Pública, da Secretaria de Cultura de Suzano, realizou na última semana a entrega de um novo mural na cidade, desta vez no Templo Honpa Hongwanji, em trecho da rua Armando Salles de Oliveira, no centro. A pintura, de 36 metros quadrados, foi feita pelo artista plástico Fabiano Galdino. A iniciativa tem como objetivo revitalizar pontos da cidade e valorizar os artistas locais.

Após cerca de 15 dias de trabalho, o muro externo da lateral do espaço recebeu a imagem de um tsuru, ave que tem simbolismo importante para a tradição japonesa, representando a longevidade. A ocasião contou com a presença do prefeito Rodrigo Ashiuchi; do chefe da pasta de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto; do vereador Artur Takayama; do presidente do templo budista, Luiz Kagohara; e de demais diretores da instituição.

O projeto da administração municipal tem como objetivo a democratização das artes plásticas, disponibilizando-as em locais de fácil acesso para toda a população. A iniciativa envolve um grupo de artistas locais e de outras cidades do Alto Tietê. As artes apresentam manifestações criativas ligadas tanto à cultura urbana quanto ao patrimônio histórico e cultural de Suzano.

Coordenado pela artista plástica Aline Baliberdin, o Arte Pública já realizou intervenções em mais de 50 locais de Suzano desde 2017. Diversos espaços passaram a contar com obras de artistas plásticos e urbanos, como a Praça Cidade das Flores, a sede do Procon, o Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, a Escola Municipal Antônio Marques Figueira e, recentemente, o muro que cerca a linha férrea da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

O titular da Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, parabenizou o grafiteiro pelo excelente trabalho, uma homenagem que dialoga com as raízes e crenças deste templo tão tradicional da cidade. “Seguimos sempre com diálogo próximo com os profissionais para continuar estimulando as práticas e fomentando a cultura em Suzano. Fico feliz de acompanhar a entrega de mais um espaço recriado com mais cor e mais beleza”, disse.

Para o chefe do Executivo, o projeto tem colocado o município em um lugar de destaque nas ações de muralismo em todo o País. Ashiuchi afirma que este é um trabalho extremamente importante, tanto para a valorização dos artistas, que em sua visão, têm um potencial enorme e merecem o devido reconhecimento, como para levar a arte para onde o público está. O prefeito concluiu dizendo que as pinturas estão localizadas em espaços com fluxo constante de pessoas, e isso garante o acesso da população às intervenções artísticas e renovamos as paisagens de Suzano.

Veja Também