Suzano alcança a marca de 92% da população imunizada com a segunda dose
A campanha de imunização contra o novo coronavírus (Covid-19) segue ativa e atuante em Suzano. Nesta semana, o município atingiu a marca de 92,3% da população maior de 12 anos com a segunda dose. Nos últimos cinco dias, a Secretaria Municipal de Saúde ainda registrou mais 13.156 aplicações de vacina, com grande procura pela dose […]
Reportagem de: O Diário
A campanha de imunização contra o novo coronavírus (Covid-19) segue ativa e atuante em Suzano. Nesta semana, o município atingiu a marca de 92,3% da população maior de 12 anos com a segunda dose. Nos últimos cinco dias, a Secretaria Municipal de Saúde ainda registrou mais 13.156 aplicações de vacina, com grande procura pela dose de reforço. O atendimento segue nos 24 postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, com exceção de feriados e pontos facultativos.
Esta é a segunda semana em que a procura pela campanha tem registrado aumento de 15%. A busca tem se concentrado na dose de reforço, representando cerca de 85% das aplicações da semana. Apesar disso, os índices de primeira e segunda dose seguem em crescimento. Até o momento, 241.144 suzanenses já foram vacinados com a primeira dose, 218.298 com a segunda, 7.626 com a dose única e 66.158 com a de reforço, conforme dados do “Vacinômetro”, plataforma de registro do governo do Estado de São Paulo.
O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, convidou toda a população a buscar sua dose de reforço de acordo com o aprazamento indicado, de no mínimo quatro meses após completar a imunização em duas etapas ou, no caso do imunizante Janssen de dose única, no mínimo dois meses. Ele ressaltou a importância desta nova etapa da imunização diante do aumento de casos de Covid-19 e síndromes gripais na região. “Esta é mais uma forma de garantirmos a nossa segurança e a daqueles que estão próximos a nós, como familiares e colegas de trabalho. A aplicação é essencial para evitar que qualquer possível infecção progrida para um caso grave”, explicou.
Para receber a aplicação adicional, basta apresentar um documento original com foto, CPF e o cartão de vacinação preenchido, constando as respectivas datas já registradas. A mesma documentação é solicitada ao público que precisa receber a segunda dose. As unidades de saúde continuam à disposição da população para atendimento imediato, sem necessidade de agendamento. O expediente seguirá normalmente durante a próxima semana, exceto durante a quinta-feira (20), quando se comemora o dia de São Sebastião, padroeiro da cidade, e sexta-feira (21), que é ponto facultativo.
“A pandemia ainda não acabou, todos precisam estar atentos, completar o ciclo vacinal e redobrar os cuidados, com uso constante de máscara e higienização das mãos. Não podemos deixar que a Covid-19 volte a avançar na região, portanto evitem aglomerações e contato com pessoas com sintomas de síndrome gripal. Desta forma será possível conter a disseminação do vírus e garantir a segurança de todos”, concluiu Ishi.
Vacinação infantil
Suzano recebe neste sábado (15) o primeiro lote de vacinas, com 1.610 doses, destinadas às crianças de 5 a 11 anos. O público é estimado em 25.230 suzanenses. No mesmo dia, haverá um ato simbólico de início de imunização dos pequenos.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, estará no local participando das atividades. “Estamos fechando o fluxo e a programação da imunização, com as datas e os sistemas de agendamento. Assim que finalizarmos, anunciaremos toda a estratégia”, contou o chefe do Executivo.