Diário Logo

O Diário Logo

Suzano aplica a segunda dose da Pfizer com intervalo reduzido a partir desta quinta-feira

A Secretaria de Saúde de Suzano realiza nesta quinta-feira (23) mais uma fase da campanha de imunização contra a Covid-19. Desta vez, a ação terá como foco suzanenses que precisam tomar a segunda dose da vacina com prazo até 23 de setembro, incluindo também os munícipes vacinados com Pfizer há oito semanas ou mais, conforme […]

23 de setembro de 2021

Reportagem de: O Diário

A Secretaria de Saúde de Suzano realiza nesta quinta-feira (23) mais uma fase da campanha de imunização contra a Covid-19. Desta vez, a ação terá como foco suzanenses que precisam tomar a segunda dose da vacina com prazo até 23 de setembro, incluindo também os munícipes vacinados com Pfizer há oito semanas ou mais, conforme novas determinação do governo do Estado.

Além disso, os idosos maiores de 70 anos que já completaram as duas doses há seis meses poderão tomar a terceira aplicação de reforço, que complementa imunização contra o coronavírus.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, o cronograma desta quinta-feira foi ampliado para atender aos suzanenses imunizados com Pfizer há oito semanas ou mais. Até então, o grupo deveria aguardar 12 semanas (três meses) para completar a etapa.

“O aprazamento foi reduzido, a fim de que possamos acelerar a imunização completa desses cidadãos. Essa é uma determinação estadual que recebemos com otimismo. Seguimos trabalhando para que todos sejam atendidos com celeridade no município”, disse.

Portanto, nesta quinta-feira, aqueles que receberam o imunizante Pfizer em meados de julho já poderão buscar atendimento, completando o aprazamento de oito semanas. A operação ocorre concomitantemente ao acolhimento dos suzanenses que precisam tomar a segunda dose com aprazamento até 23 de setembro e os idosos maiores de 70 anos que já completaram as duas doses há seis meses ou mais.

O atendimento nesta quinta-feira vai das 8h e se estende até as 17h no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido (rua Teruo Nishikawa, 570 – Jardim Gardênia Azul) e no Centro Cultural de Palmeiras (Tv. Crispim Adelino Cardoso, 42 – Vila Júlia). Já a Arena Suzano (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador) terá horário ampliado, das 8 às 19 horas, com sistema drive-thru operante no Parque Municipal Max Feffer somente até as 17h. A entrada de veículos se dá pela avenida Brasil.      

“Nosso foco tem esses dois públicos: aqueles que aguardam a segunda dose, conforme aprazamento, e aqueles que já tomaram as duas doses e estão aptos para a terceira aplicação de reforço. Nesse sentido, estamos preparados para acolher a demanda nos três polos da cidade. Vale destacar que os idosos e pessoas com mobilidade reduzida devem, preferivelmente, optar pelo sistema drive-thru no Parque Municipal Max Feffer, a fim de evitar a exposição e garantir mais conforto e agilidade ao atendimento”, explicou Ishi.

A devida apresentação dos documentos necessários também acelera o procedimento, fazendo com que a conferência de dados ocorra de maneira muito mais rápida. Para receber a segunda dose, basta o munícipe apresentar um documento original com foto, CPF e o cartão de vacinação adquirido na primeira etapa. Os mesmos requisitos são necessários para receber a terceira dose de reforço, a fim de se comprovar as duas aplicações anteriores dentro do prazo vigente.

Em relação àqueles que ainda não se imunizaram com a primeira dose, a recomendação é para que busquem atendimento no próximo sábado (25), quando a Saúde planeja mais uma edição do “Dia V” de vacinação, também nos três polos. “O objetivo será atender à livre demanda no sábado, para todos os maiores de 12 anos que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina e para aqueles que precisam completar a segunda etapa com aprazamento até 2 de outubro, além da oferta da terceira aplicação de reforço às pessoas imunossuprimidas que concluíram a segunda dose há 28 dias ou mais”, explicou.

Ao todo, Suzano contabiliza 225.353 pessoas vacinadas com pelo menos a primeira dose. O índice representa 91,43% do público maior de 12 anos, que é estimado em 246.463 munícipes. Do total de vacinados, 7.563 receberam a imunização em dose única, 119.875 completaram a segunda etapa e 598 receberam a terceira aplicação de reforço.

Em caso de dúvidas, o telefone da Vigilância Epidemiológica é (11) 4745-2035.

 

Veja Também