Diário Logo

O Diário Logo

Amigos, familiares e apoiadores se despedem de Estevam Galvão em cerimônia, em Suzano

Velório do deputado foi realizado na Arena Suzano, no Parque Max Feffer, e contou com a presença de representantes das cidades da região e do Estado

30 de junho de 2024

Amigos, familiares, colegas de trabalho e apoiadores acompanharam o velório de Estevam Galvão | Fabrício Mello/O Diário de Mogi

Reportagem de: Fabricio Mello

Estevam Galvão de Oliveira, político histórico de Suzano e da região do Alto Tietê, faleceu na noite deste sábado (29). Neste domingo (30), a cidade pôde se despedir de Estevam em uma cerimônia aberta ao público, com o velório realizado na Arena Suzano, no Parque Municipal Max Feffer.

Com uma trajetória que vai desde a Câmara de Vereadores até a Câmara dos Deputados, em Brasília, Estevam Galvão foi quatro vezes prefeito de Suzano, além de ter sido eleito como deputado estadual e federal em diferentes ocasiões. 

O velório do deputado começou às 10h. Logo no início, colegas de trabalho da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) compareceram para prestar suas homenagens e se despedir. Entre eles, o presidente da Casa e deputado da região do Alto Tietê, André do Prado, marcou presença. Além dele, Gilberto Kassab, secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado, esteve presente durante a manhã.

No início da tarde, autoridades da região chegaram à Arena para se despedir de Estevam Galvão. Marco Bertaiolli, ex-deputado federal e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), compareceu e lamentou a partida de Estevam, a quem chamou de “referência”.

“É um dia muito triste. Nós perdemos uma referência na vida pública do país. O Estevam foi um dos maiores prefeitos que a cidade de Suzano já teve e, com isso, ele conquistou o país inteiro. Por toda essa trajetória, por onde ele passou, ele fez da gestão pública um exemplo do ‘cuidar das pessoas’. Hoje é um dia triste, mas que vai entrar para a história da política no Brasil.”

Também presente, o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), destacou as contribuições que Estevam Galvão deixou para a cidade enquanto chefe do Executivo municipal. 

“Hoje a gente se despede do maior político da história de Suzano e de um ícone, não só do Alto Tietê, mas de todo o Estado de São Paulo. Hoje é um dia de lembrar do seu legado, de várias obras que já aconteceram, como a Avenida Brasil e o Hospital Regional, e vão acontecer, como a Fatec.”

Ashiuchi também revelou que, em conversa com o deputado André do Prado, há planos para que o nome de Estevam Galvão seja indicado para o Hospital Regional, como uma “homenagem pelo seu legado e trabalho pela causa”.

Outras autoridades da região do Alto Tietê também compareceram ao velório. A pré-candidata à Prefeitura de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, esteve presente na cerimônia ao lado do marido. Além dela, o vereador Milton Lins, o Bigêmeos, e o vereador e presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, José Francimário Vieira, o Farofa (PL), acompanharam o velório.

Lamentando a perda, Farofa falou sobre a vida de Estevam Galvão não como político, mas como amigo e colega de trajetória.

“Eu tenho uma história muito interessante com o Estevam: eu tenho uma ONG, com um trabalho muito forte na área da Saúde de Mogi das Cruzes, e ele que me ajudou a montar o estatuto. Tive a oportunidade de trabalhar com ele, foi um grande prefeito e deputado, sempre ajudando a cidade de Mogi das Cruzes. 

Eu fazia campanha com o Estevam e a gente tinha um campeonato das pizzarias. De madrugada, 2h30 da manhã, o Estevam estava com a gente acompanhando os jogos com a gente lá. Ele foi uma pessoa maravilhosa, deixa um grande legado e se hoje eu estou como vereador de Mogi das Cruzes, devo muito ao Estevam Galvão.”

Com a sua morte, Estevam deixa sua esposa Viviane, suas filhas, Daniella e Carolina, e seus netos. 

O velório segue acontecendo até as 16h deste domingo, na Arena Suzano. Após isso, o corpo deve ser encaminhado para o sepultamento, que será fechado para amigos e familiares, sem maiores informações divulgadas.

Veja Também