Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Glitter faz mal para a pele? Saiba quais cuidados adotar ao usar brilho no Carnaval

Faltando poucos dias para o início do Carnaval, os foliões começam a buscar a fantasia perfeita para a festa. Nessa missão, além do conforto e de acessórios que expressem a personalidade, a maquiagem ganha destaque — especialmente o glitter, marca registrada da celebração e item quase indispensável. O problema é que a escolha desse brilho […]

Por Edicase Conteúdo
02/02/2026 19h00, Atualizado há 2 horas

Faltando poucos dias para o início do Carnaval, os foliões começam a buscar a fantasia perfeita para a festa. Nessa missão, além do conforto e de acessórios que expressem a personalidade, a maquiagem ganha destaque — especialmente o glitter, marca registrada da celebração e item quase indispensável.

O problema é que a escolha desse brilho nem sempre é a mais adequada. O glitter de papelaria, por exemplo, costuma ser utilizado de forma inadequada na pele e pode causar riscos. Sobre isso, Karine Cade, dermatologista da clínica Otávio Macedo & Associados, alerta: “o glitter vendido em papelarias é um triturado de microplásticos combinado com óxido de ferro para dar coloração. Além de não ser indicado para uso tópico na pele, é prejudicial para o meio ambiente”, diz.

Glitter seguro para a pele

A dermatologista indica o uso de cosméticos que contêm glitter em sua composição, já que são produtos que chegam ao mercado depois do processo de aprovação na Anvisa e suas fórmulas são adequadas para a pele.

Outra opção que não afeta a pele disponível no mercado é o glitter ecológico. A versão mais natural é produzida a partir de materiais como farinha de arroz, corantes vegetais e minerais, algas e gelatina incolor. “Entre o glitter comum, que é plástico, e o ecológico, o segundo é muito melhor para a pele e ainda é biodegradável”, diz Karine Cade.

Mulher lavando o rosto com sabonete em frente ao espelho
Lavar o rosto após remover o glitter ajuda a limpar e desobstruir os poros (Imagem: Alina Fomenko | Shutterstock)

Skincare em dia, mesmo na folia

Mesmo nessa época em que o cansaço da festa pode vencer a vontade de cuidar da pele, é importante retirar o glitter da pele usando algodão umedecido em água micelar. “Após a remoção do glitter, é preciso lavar o rosto com gel ou sabonete de limpeza para ajudar a limpar e desobstruir os poros, tanto do resquício da maquiagem quanto da poluição”, diz Karine Cade.

Em casos em que a pessoa cola purpurina ou brilhos maiores no corpo, é importante usar cola específica para a pele. Para remover esses brilhos, a profissional indica demaquilantes bifásicos. “O uso de óleo corporal também é uma opção interessante, porque diminui a aderência do glitter no corpo, facilitando a limpeza e evitando alergias e irritações”, afirma a especialista.

A dermatologista ainda alerta que pessoas com a pele acneica devem evitar usar esse tipo de brilho. “Quem tem problemas com acne já produz mais sebo, e o uso de maquiagem ou glitter também obstrui os poros, o que pode acarretar piora da condição”.

Pode glitter no olho?

Embora muitas pessoas apliquem os brilhos em regiões sensíveis, a dermatologista ressalta que há riscos. Áreas como os olhos, incluindo as pálpebras em que a pele é mais fina e delicada, devem ser evitadas.

“Também não é recomendado usar próximo ao nariz, já que existe um risco de aspiração do glitter. Isso pode causar irritação no aparelho digestivo e sintomas como enjoo, vômito e dor abdominal. É importante, também, não usar em áreas lesionadas da pele, já que isso pode agravar o quadro”, diz Karine Cade.

Além disso, é importante lembrar que produtos e acessórios não devem ser compartilhados. Eles podem estar contaminados com microorganismos capazes de causar infecção, além do risco de contágio com herpes labial ou conjuntivite. A qualquer sinal de incômodo com o produto, é importante remover na hora com água corrente e sem esfregar para não causar lesões.

Por Rita Lopes

Tags
Mais noticias

Espetáculo internacional “Anunciação da Mãe Divina” será apresentado em Mogi nesta terça (3)

Prazo para negociar dívidas de IPTU, ITBI e ISS da construção será prorrogado até 31/3

3 salmos poderosos para atrair mais dinheiro e prosperidade para sua vida

Veja Também