Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Moto sem controle

“Não há fiscalização na condução das motos”

Por Laerte Silva
28/03/2026 12h36, Atualizado há 7 meses

Trânsito, por si só, já é um sufoco nas cidades | Foto: Pedro França/Agência Senado

O trânsito, por si só, já é um sufoco nas cidades, e o tempo gasto em deslocamentos, mesmo nos pequenos, empurra os entregadores para a prática de malabarismos nas ruas e ao cometimento de infrações que todos enxergam, menos os agentes de trânsito.

Sim, o cotidiano coloca os entregadores com motos em uma posição importante, e a velocidade nas entregas, principalmente de alimentos, acaba por pressionar os motociclistas a aumentar a velocidade, cruzar canteiros onde é proibido e circular na contramão de direção, colocando em risco outros motoristas e, principalmente, os pedestres.

Nesse tempo em que escrevo este artigo, minutos atrás, presenciei uma cena bizarra – como muitas – em que o entregador, cometendo infração, xingou o motorista que estava correto na condução do seu carro, diante da impaciência em aguardar uma manobra, e ainda achando que estava certo. Cruel, pois as infrações são muitas, e isso não conta com qualquer policiamento.

Isso sem falar nos abusivos e absurdos casos de assaltos e mortes praticados por falsos entregadores. Está faltando uma regulação de identificação para minimizar isso.

Segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Aplicada) – vide “ipea.gov.br” -, uma matéria de novembro do ano passado indica que as motos respondem por 40% das mortes no trânsito. Se a mortalidade na mobilidade está elevada e, ainda, a população precisa conviver com infrações e a bandidagem disfarçada de entregadores, já passa da hora de haver uma fiscalização, um controle mais presente das autoridades.

  • As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição editorial do jornal.

Mais noticias

Homem preso em Itaquá por suspeita de matar gato com golpe de vassoura é liberado após audiência de custódia; vídeo

Ferraz de Vasconcelos recebe ação de empregabilidade nesta quinta-feira (5)

Tem peixe em casa? Experimente esta receita ao curry com espinafre para o jantar 

Veja Também