Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Multa para quem soltar fogos de artifício com barulho pode chegar a R$ 3,4 mil em Mogi

Para que as autuações sejam feitas, é necessário que os agentes flagrem os responsáveis no momento da infração

Por Ana Lívia Terribille
27/12/2024 15h15, Atualizado há 16 meses

Multa não se aplica apenas a quem soltar os fogos, mas também aos estabelecimentos comerciais | Divulgação

Em Mogi das Cruzes, a soltura de fogos de artifício com barulho é proibida, e quem desrespeitar a lei pode ser multado em 15 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o equivalente a R$ 3.455,25. Além disso, o material é apreendido pela vigilância, que é realizada pelo Departamento de Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Segurança.

Segundo informações da Prefeitura de Mogi das Cruzes, a Lei Municipal 4630/1997, com suas alterações, em vigor desde setembro de 2019, proíbe a soltura de fogos de artifício com barulho, permitindo apenas os fogos que não emitem ruídos.

proíbe a utilização de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos com estouros e estampidos.

Para que as autuações sejam feitas, é necessário que os fiscais flagrem os responsáveis no momento da infração. Por isso, a população pode colaborar com denúncias, que podem ser feitas pelo telefone 153.

Vale destacar que a multa não se aplica apenas a quem soltar os fogos, mas também aos estabelecimentos comerciais flagrados vendendo esses produtos.

Sobre a Lei que proíbe fogos barulhentos

A Lei Municipal 4630/1997, com suas alterações, proíbe a utilização de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos com estouros e estampidos. A legislação foi aprovada pela Câmara Municipal por meio do Projeto de Lei nº 55/17, de autoria do vereador Caio Cunha (PODE), atual prefeito, e de Fernanda Moreno (MDB), com o objetivo de proteger a saúde de pessoas e animais, além de garantir maior tranquilidade para as famílias de portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Mais noticias

Correspondente bancário pode virar profissão regulamentada no Brasil?

Três iniciativas do Unipiaget garantem Selo ODS Educação 2025

Anvisa proíbe venda de protetores solares e repelentes da empresa Henlau Química

Veja Também