Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Câmara de Mogi das Cruzes homenageia escolas cívico-militares e deputado autor do projeto

Outorga dos títulos de Cidadão Mogiano e Honra ao Mérito foi feita em sessão solene nesta segunda-feira (27)

Por O Diário
28/04/2026 12h44, Atualizado há 2 horas

Homenagens foram entregues em sessão solene na Câmara | Divulgação/CMMC

A Câmara de Mogi das Cruzes outorgou, em sessão solene nesta segunda-feira (27), os títulos de “Cidadão Mogiano” ao deputado estadual Matheus Coimbra, o tenente Coimbra (PL), e de “Honra ao Mérito” às escolas estaduais Frei Thimoteo Van Den Broeck e Euryclides de Jesus Zerbini. As homenagens são uma iniciativa do vereador Felipe Lintz (PL), concedidas pela idealização do projeto das escolas cívico-militares em São Paulo e pela adoção do modelo, respectivamente.

Os decretos foram aprovados no dia 14 deste mês. Em um dos textos, Lintz chegou a defender a concessão da honraria às escolas pelo “sucesso da transição dessas unidades para o modelo cívico-militar” e cita que “as instituições exemplificam a força da educação pública“, apesar do modelo só ter começado a funcionar efetivamente em fevereiro deste ano.

Em seu discurso, Lintz disse que as unidades “representam uma grande luta” e que “a violência e o abandono da escola caíram“.

“Devemos honrar quem tem honra. As escolas cívico-militares representam uma grande luta. Defendi muito que elas acontecessem em Mogi. Eu queria que houvesse pelo menos uma, mas conseguimos duas. Sofremos muita pressão de sindicatos, ações de inconstitucionalidade e outras barreiras. O tenente Coimbra foi peça fundamental nesta reivindicação. A violência e o abandono da escola caíram”, falou o vereador.  

O secretário de Segurança de Mogi das Cruzes, Gilberto Ito, também esteve presente no evento, representando a prefeitura. Segundo ele, a prefeita Mara Bertaiolli “ficou muito satisfeita” com o programa das escolas cívico-militares. Ainda de acordo com o secretário, o modelo “é uma forma de se resgatar o patriotismo e o respeito aos professores“.

Ao final do evento, o tenente Coimbra também discursou. O parlamentar ressaltou o papel dos professores e dos monitores militares voluntários e disse que o projeto é democrático, “um dos mais democráticos atualmente“.

Mais noticias

Terça Feira, 28 de Abril 2026

Social selling e pré-qualificação de lead: quando o fator humano faz diferença?

8 motivos para vacinar o seu animal contra a raiva 

Veja Também