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Ideb: 5 cidades do Alto Tietê atingem metas no médio, mas fundamental fica abaixo

Enquanto metade dos municípios da região alcançou as metas do Ideb para o ensino médio, nenhuma cidade conseguiu atingir os objetivos nos anos finais do ensino fundamental

20 de agosto de 2024

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Reportagem de: Fabio Pereira

Nenhuma das cidades do Alto Tietê conseguiu alcançar a meta definida em 2021 pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), que realizaram as provas em 2023. Esse resultado, porém, contrasta com o desempenho do ensino médio na região, em que metade dos municípios atingiu os objetivos estabelecidos.

Entre as cidades que se destacaram no ensino médio, Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Poá conseguiram alcançar as metas do Ideb estabelecidas em 2021. Apesar desse sucesso parcial, a média regional para o ensino médio em 2023 foi de 4,2, representando uma leve queda de 0,1 ponto em comparação com 2021. Salesópolis, entre os municípios que não atingiram as metas, registrou o pior desempenho, ficando 0,4 ponto abaixo da meta de 4,8. Veja a tabela abaixo.

Ensino médio

MUNICÍPIO META DE 2021IDEB 2023
Arujá4,24,2
Biriba Mirim 4,24,0
Ferraz de Vasconcelos4,04,2
Guararema4,34,1
Itaquaquecetuba3,93,9
Mogi das Cruzes 4,44,5
Poá4,44,4
Salesópolis4,84,4
Santa Isabel 4,64,4
Suzano4,24,1
Fonte: Inep.

Fundamental – anos finais

Quando se analisa o desempenho dos alunos dos anos finais do ensino fundamental, a situação se torna mais preocupante. Nenhum município do Alto Tietê conseguiu atingir as metas do Ideb estabelecidas para 2021. Poá foi a cidade que mais se aproximou, com uma pontuação de 5,4, apenas 0,2 ponto abaixo do objetivo.

Em contrapartida, Suzano obteve o pior desempenho, com uma nota de 5,0, ficando 1,0 ponto aquém do esperado. Mogi das Cruzes, que tinha uma meta de 5,9, também ficou abaixo, alcançando apenas 5,3, o que demonstra uma significativa diferença em relação ao objetivo.

VEJA A TABELA ABAIXO:

MUNICÍPIO META DE 2021IDEB 2023
Arujá6,15,3
Biritiba Mirim 5,64,8
Ferraz de Vasconcelos5,75,0
Guararema5,85,1
Itaquaquecetuba5,34,6
Mogi das Cruzes 5,95,3
Poá5,65,4
Salesópolis6,35,5
Santa Isabel 6,15,4
Suzano6,05,0
Fonte: Inep.

A média regional dos anos finais do ensino fundamental, baseada nos dados de 2023, foi de 5,1, uma queda de 0,7 ponto em comparação com a meta regional definida pelo Inep em 2021. Esses dados, coletados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), refletem o desempenho médio dos estudantes na Prova Brasil e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizados a cada dois anos.

Fundamental – anos iniciais

Guararema destacou-se como o município com a maior nota nas avaliações dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) na região. Com uma meta de 6,5, a cidade superou as expectativas, atingindo uma média de 7,5, um ponto acima do previsto. Salesópolis e Santa Isabel também tiveram bom desempenho, completando o pódio com médias de 6,7 e 6,3, respectivamente, ambas atingindo ou superando suas metas.

Por outro lado, Biritiba Mirim, Poá e Ferraz de Vasconcelos apresentaram resultados abaixo dos objetivos estabelecidos. O município obteve uma média de 5,6, ficando 0,7 ponto abaixo do esperado, enquanto Poá e Ferraz de Vasconcelos registraram 6,2 e 6,1, respectivamente, com diferenças de 0,6 e 0,4 pontos em relação às suas metas.

VEJA A TABELA ABAIXO:

MUNICÍPIOMETA DE 2021IDEB 2023
Arujá6,86,4
Biritiba Mirim 6,35,6
Ferraz de Vasconcelos6,56,1
Guararema6,57,5
Itaquaquecetuba6,05,9
Mogi das Cruzes 6,66,3
Poá6,86,2
Salesópolis6,76,7
Santa Isabel6,36,3
Suzano6,46,2
Fonte: Inep

Como funciona o Ideb?

De acordo com o Ministério da Educação, o Ideb foi criado em 2007 e formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O índice funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.

Para tanto, a iniciativa é calculada a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

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