PF deflagra operação contra fraudes bancárias e mira alvos em Ferraz e na capital
Ação conta com apoio de instituições financeiras; suspeitos teriam “emprestado” suas contas bancárias aos criminosos em troca de pagamentos
Ao todo, 30 mandados foram expedidos para esta operação da PF | Divulgação/Polícia Federal
Reportagem de: O Diário
A Polícia Federal (PF) deflagra, na manhã desta quarta-feira (27), a operação “Não Seja um Laranja 4” em Ferraz de Vasconcelos e na capital de São Paulo. O objetivo é desarticular esquemas criminosos voltados à prática de fraudes bancárias eletrônicas.
A operação cumpre 30 mandados de busca e apreensão e conta com apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da associação Zetta e Associação Brasileira de Internet (Abranet) e seus bancos e instituições filiadas. Além de Ferraz e da capital paulista, os mandados miram alvos em Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
A operação faz parte da Força-Tarefa Tentáculos, que tem como um dos principais pilares a cooperação com as instituições bancárias e financeiras no combate às fraudes bancárias eletrônicas.
Segundo divulgado pela PF, investigações apontaram um aumento da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, onde os cúmplices “emprestam” suas contas bancárias em troca de pagamentos.
Este “lucro fácil” através da negociação da abertura de contas para receber transações fraudulentas, ainda de acordo com a PF, possibilita novas fraudes bancárias e novas vítimas. Essas práticas são conhecidas como “laranjas” e, por isso, o nome da operação.
Os delitos a serem apurados na Operação “Não Seja um Laranja 4” são associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, cujas penas podem somar mais de 20 anos de prisão.