Tarcísio dá início a processo de concessão das linhas da CPTM que atendem o Alto Tietê
Decreto autoriza a abertura da licitação das linhas 11, 12 e 13; empresa que vencer o leilão assumirá o controle das vias por 25 anos
Decreto da concessão foi assinado pelo governador | Divulgação/Governo de SP
Reportagem de: Fabricio Mello
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), autorizou a abertura do processo de licitação das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que atendem a região do Alto Tietê. Essa etapa marca o início do processo de concessão das vias à iniciativa privada.
A medida foi publicada através de um decreto na edição do Diário Oficial do Estado do dia 14 deste mês. Com a concessão do chamado “Lote Alto Tietê”, a empresa que eventualmente vencer o certame será responsável pela operação e administração das três linhas férreas por um período de 25 anos.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
Segundo o governo de São Paulo, o processo de concessão é necessário para garantir a expansão das linhas e a reforma das estações. Em Mogi das Cruzes, o projeto de concessão prevê a expansão da Linha 11-Coral até César de Souza, a reforma de todas as estações e a remoção definitiva das passagens de nível.
LEIA TAMBÉM
- Investimento de R$ 467 milhões resultará em extensão da Linha 12-Safira da CPTM até Suzano
- O que se sabe sobre o trem até César de Souza, em Mogi?
- Linha 11-Coral deve ter viagens a cada 3 minutos, após concessão
- Linha 11-Coral terá trem até o distrito de César de Souza, em Mogi
A previsão é de que o leilão, que definirá a empresa vencedora, aconteça no próximo mês. A assinatura do contrato, entretanto, deve acontecer somente em março de 2025.