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Veja as mudanças previstas pelo Estado após a concessão da Linha 11-Coral

Novidade prevê, inclusive, uma série de melhorias ferroviárias no projeto, como a criação de novas estações e a diminuição no tempo de espera para embarcar

29 de dezembro de 2024

Trem da CPTM | Reprodução

Reportagem de: Fabio Pereira

Com a proximidade do leilão que concederá à iniciativa privada a administração das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), marcado para o dia 28 de março do ano que vem, surgem dúvidas relacionadas aos investimentos que podem ser implementados. A novidade prevê, inclusive, uma série de melhorias ferroviárias no projeto, como a criação de novas estações e a diminuição no tempo de espera para embarcar.

Linha 11-Coral

Com investimento previsto de R$ 5,4 bilhões, a Linha 11-Coral terá expansões em seus dois sentidos: no Centro da cidade de São Paulo, será estendida da Estação Luz até a Estação Palmeiras-Barra Funda e, em Mogi das Cruzes, será prolongada em mais quatro quilômetros, da estação Estudantes até a Estação César de Sousa.

Com os avanços do processo de concessão, além das viagens a cada 6 minutos entre César de Souza e Suzano, uma das previsões do projeto é que as viagens ocorram, na Linha 11-Coral, a cada três minutos, com capacidade para atender, em média, 696 mil pessoas em dias úteis até 2040.

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Linha 12-Safira

Para a Linha 12-Safira, que opera nos sentidos Brás/Calmon Viana, a previsão é de reformas nas Estações USP Leste, Comendador Ermelino, São Miguel Paulista, Jardim Helena/Vila Mara, Itaim Paulista e Jardim Romano. A Estação Calmon Viana, por sua vez, terá uma expansão de 2,7 quilômetros até Suzano, possibilitando uma nova integração com a Linha 11-Coral.

A Estação Itaquaquecetuba será reconstruída. As intervenções na Linha 12-Safira permitirão a chegada de trens a cada 3,25 minutos, com uma demanda prevista de até 412 mil passageiros em dias úteis, em 2040.

Linha 13-Jade

A Linha 13-Jade receberá investimentos para reformas nas Estações Engenheiro Goulart, Guarulhos-CECAP e Aeroporto Guarulhos. A iniciativa ainda prevê a criação de cinco novas estações: Cangaíba, Jardim dos Eucaliptos, São João, Presidente Dutra e Bonsucesso.

César de Souza

Atualmente, as pessoas que moram na localidade precisam pegar duas conduções para ir à cidade de São Paulo: ônibus e trem e, desta forma, garantir acesso à capital paulista. Esta, que é uma das previsões do governo estadual relacionadas às melhorias ferroviárias, foi anunciada ainda em março pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o deputado André do Prado (PL). 

A futura estação de trem de César de Souza, distrito de Mogi das Cruzes, será construída em paralelo com a rua Catarina Carrera Marcatto e a avenida Jackes Jones, ficando entre os bairros Jardim Bela Vista e Vila Paulicea. 

Na proposta, que deve sair do papel após a concessão, a nova estação terminal da Linha 11-Coral deve ter cerca de 6,1 mil m². Com implantação entre o Jardim Bela Vista, a Vila Paulicea, a Vila Suíssa e o Jardim São Pedro, a previsão é que César de Souza receba a estação em 2032.

Tarifa mais cara em 2025

A tarifa básica dos trens e do metrô será ajustada para R$ 5,20 a partir do dia 6 de janeiro, mantendo todas as gratuidades atuais. O reajuste, que é de 5,09%, está abaixo da inflação projetada pelo IPC-FIPE.

Esse novo valor reflete a necessidade de assegurar a sustentabilidade financeira e a qualidade dos serviços oferecidos à população, sendo resultado da análise das despesas operacionais crescentes, como manutenção, infraestrutura e pessoal.

Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) do Governo de SP, a medida visa garantir a eficiência e a segurança do sistema de transporte público, sendo o reajuste uma ação necessária para manter esses padrões.

(Com Agência Brasil)


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