Diário Logo

O Diário Logo

23ª Festa do Divino de Brás Cubas começa nesta quinta (27)

Iniciativa se estende até o dia 7 de julho (domingo); principais atrações serão ‘Alvorada’, ‘Entrada dos Palmitos’ e ‘Afogado do Povo'

24 de junho de 2024

Paroquia Nossa Senhora Aparecida e São Roque | Divulgação

Reportagem de: Fabio Pereira

O distrito de Brás Cubas, situado em Mogi das Cruzes, inicia nesta quinta-feira (27/06), às 17h30, a 23ª edição da Festa do Divino Espírito Santo, com a execução de uma carreata em direção à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Roque. A concentração ocorrerá, às 18 horas, na casa dos capitães de Mastro Renato e Marisselma (rua José Marques, 428 – Vila Cintra). Mais tarde, às 19 horas, haverá um cerimonial de abertura. A programação do dia encerra-se com uma missa conduzida pelo padre Cláudio Delfino. 

LEIA TAMBÉM

Já na sexta-feira (28/06), às 19h30, o bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini participará do primeiro dia da Novena, cerimônia que visa preparar os devotos para o Dia de Pentecostes. Por sua vez, a Alvorada – tradição religiosa em que os fiéis se reúnem nas primeiras horas do dia para celebrar sua fé por meio do canto –, acontecerá sempre às 5h30, no próximo sábado e domingo (29 e 30/06), e nos dias 2, 3, 4, 5, 6 e 7 de julho.   

Os devotos que quiserem acompanhar as Santas Missas terão esta oportunidade no período noturno, às 19h30, nos dias 1°, 2, 3, 4 e 5 de julho. No próximo domingo (30/06), a atividade poderá ser celebrada às 10 horas com a condução do padre Ezio Bellini. Nesta mesma data, às 18 horas, a ação se repete. 

Por sua vez,  a concentração para a “Entrada dos Palmitos”, considerado um dos pontos altos da festividade, que visa reunir milhares de devotos e munícipes para celebrar a fé, a devoção e a cultura local, ocorrerá às 8 horas, no dia 6 de julho (sábado), na Comunidade São Dimas e Santo Expedito (rua Morumbi, 42 – Vila Jóia). O cortejo será em direção ao Largo da Feira. Já a distribuição gratuita do “Afogado do Povo”, prato tradicional composto por caldo de carne e batata, acontecerá às 11 horas. 

O cronograma da Festa do Divino de Brás Cubas será finalizado um dia depois, às 15 horas, com o show de prêmios “Bingão”. Mais cedo, às 10 horas, o padre Cláudio Delfino voltará para conduzir a Santa Missa de encerramento. 

Veja Também