Diário Logo

O Diário Logo

Aos 95 anos, morre o Papa emérito Bento XVI

Morreu neste sábado (31), às 5h34, o Papa emérito Bento XVI, aos 95 anos. Nascido Joseph Aloisius Ratzinger, ele foi Papa da Igreja Católica e bispo de Roma de 19 de abril de 2005 a 28 de fevereiro de 2013, quando renunciou do cargo. A causa da morte ainda não foi divulgada, mas ele passava por […]

31 de dezembro de 2022

Reportagem de: O Diário

Morreu neste sábado (31), às 5h34, o Papa emérito Bento XVI, aos 95 anos. Nascido Joseph Aloisius Ratzinger, ele foi Papa da Igreja Católica e bispo de Roma de 19 de abril de 2005 a 28 de fevereiro de 2013, quando renunciou do cargo. A causa da morte ainda não foi divulgada, mas ele passava por complicações de saúde e vivia praticamente em clausura.

À época, ele se tornou notícia por ser a primeira pessoa a abrir mão do Papado em quase seis séculos, admitindo não ter forças para lidar com os escândalos de corrupção e pedofilia em uma instituição cujos dogmas não raramente batem de frente com a modernidade.

A morte de Bento XVI  vem após uma piora repentina de saúde nos últimos dias. “É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano. Mais informações serão fornecidas o mais breve possível”, escreveu o perfil de notícias do Vaticano no Twitter.

Embora o gesto mais marcante de seu pontificado tenha sido a própria renúncia, os quase oito anos no comando da Igreja Católica também foram marcados por textos teológicos de fôlego, uma linha conservadora nas questões morais, e escândalos de disputas políticas e vazamentos de documentos do Vaticano – os chamados Vatileaks.

Veja Também