Atleta mogiano é convocado para as Olimpíadas de Paris 2024
É a primeira vez que Willian Lima é convocado para disputar os jogos olímpicos

Willian Lima comemora convocação para as Olimpíadas | IJF - International Judo Federation
Reportagem de: Geovanna Albuquerque
Willian de Sousa e Lima (24) de Mogi das Cruzes é um dos dez atletas de judô convocados para As Olimpíadas de Paris 2024. O atleta foi recrutado pela Confederação Brasileira de Judô na última quarta-feira (4) e irá disputar na categoria meio-leve (66kg).
O judoca iniciou a trajetória no Centro Esportivo do Socorro (Sesc, atualmente), em Mogi, até a fase juvenil. Hoje, ele pertence ao Esporte Clube Pinheiros.
O antigo professor do atleta, Paulino Namie (64), relembra a trajetória de Willian, “Ele sempre foi muito competitivo, sempre subia no pódio nos campeonatos. Depois de mais 40 anos treinando essa garotada é muito gratificante ver frutos do trabalho de anos. Já formamos muitos campeões Paulistas, brasileiros, continentais e agora com um atleta olímpico seria uma coroação de um trabalho”.
É a primeira vez que Willian irá subir no tatame para representar o Brasil nas Olimpíadas. “Saber oficialmente, assim, sobre a Convocação é uma mistura de sensações, de realização, de alívio também, mas também de uma grande responsabilidade. Eu sei que é mais um passo para a realização de um sonho que começou muito tempo, muito lá atrás. E tudo isso, com essa Convocação Oficial, ela me dá mais força, mais garra, para continuar dando sempre mais, 100% de mim, porque eu estou indo representar a mim, o meu país, a minha família e a todos que lutaram comigo”, afirmou o atleta.
“A medalha, ela com certeza é um sonho pra mim e também é uma consequência de todos esses anos de dedicação, abdicação, esforço, sabe? Tem muitas coisas que nos bastidores a galera não vê que a gente faz e eu sei que tudo isso vai ser recompensado. Muitas vezes tive que deixar de ter um tempo com a minha família, com amigos, deixar de comer, portar de dieta, deixar de sair com amigos, deixar de passear o final de semana”, disse Willian.
Apesar de ser estreante nos jogos olímpicos, o atleta acumula muitas conquistas ao longo da carreira. Os destaques vão para as vitórias no Campeonato Mundial Júnior de Judô, Mundial Militar de Judô e o Campeonato Pan-Americano. Além disso, o judoca já foi sete vezes medalhista no circuito mundial.
“Eu estou indo lá, não só pra voltar com uma medalha, mas voltar com uma medalha de ouro no peito. Esse é o meu objetivo, e eu só vou voltar de lá com isso cumprido”, finalizou.
Judô nas Olimpíadas
O judô é o esporte que mais trouxe medalhas para o Brasil nos Jogos Olímpicos, foram 24 no total, sendo 4 ouros, 3 pratas e 17 bronzes. Nas Olimpíadas de Tóquio 2020, o Brasil conquistou 2 pódios na modalidade com os atletas Daniel Cargnin (66kg) e Mayra Aguiar (78kg), ambos bronze.
Este ano, os jogos acontecerão em Paris entre os dias 26 de junho e 11 de agosto.
Confira a lista dos convocados:
Masculino
- 66kg – Willian Lima (EC Pinheiros);
- 73kg – Daniel Cargnin (Sogipa);
- 81kg – Guilherme Schimidt (Minas Tênis Clube);
- 90kg – Rafael Macedo (Sogipa);
- 100kg – Leonardo Gonçalves (Sogipa);
- 100kg – Rafael Silva (EC Pinheiros).
Feminino
- 52kg – Larissa Pimenta (EC Pinheiros);
- 57kg – Rafaela Silva (CR Flamengo);
- 78kg – Mayra Aguiar (Sogipa);
- Acima de 78kg – Beatriz Souza (EC Pinheiros).
Texto revisado por Vitor Gianluca.