Diário Logo

Notizia Logo

Brasil e Uruguai disputam final do Tennis Classic neste domingo no Kosmos, em Mogi

A grande final do São Paulo Tennis Classic 2023 terá Orlando Luz e Franco Rocandelli – ou seja, Brasil e Uruguai disputam o título na manhã deste domingo (30) em Mogi das Cruzes. Os dois jogadores superaram obstáculos ao longo da semana e decidem o título e pontos importantes para o ranking mundial na quadra […]

29 de abril de 2023

Reportagem de: O Diário

A grande final do São Paulo Tennis Classic 2023 terá Orlando Luz e Franco Rocandelli – ou seja, Brasil e Uruguai disputam o título na manhã deste domingo (30) em Mogi das Cruzes. Os dois jogadores superaram obstáculos ao longo da semana e decidem o título e pontos importantes para o ranking mundial na quadra central do Kosmos Clube.

A realização do evento ITF de US$ 15.000 em prêmios é do Instituto Sports. A final será na manhã deste domingo (30) com entrada gratuita para o público.

Na abertura da rodada deste sábado, o cabeça de chave 1, Orlando Luz, teve pela frente João Fonseca, de apenas 16 anos, diante de uma quadra lotada no Kosmos, que é sede é a sede da disputa. Em um jogo decidido nos detalhes, o gaúcho de 25 anos elevou seu nível em relação aos jogos anteriores e venceu o rival.

Sem quebras, o 1º set parecia ir ao tie-break quando Orlando derrubou o saque de Fonseca. O carioca, que vinha muito bemi, acusou o golpe curiosamente com uma dupla-falta. A perda da parcial mexeu com sua confiança e Luz quebrou novamente no 6º game.

Com novo break, Orlando fechou a partida em 1h12 com parciais de 7/5 e 6/2 e buscará o primeiro título de simples em 2023 e o nono na carreira em simples. Após a partida, ele comemorou ter feito uma partida taticamente perfeita. No 2º set, Luz só cometeu dois erros não-forçados.

“Já tinha treinado com o João nos últimos torneios. É um menino de talento incrível. Hoje foi no detalhe, uma quebra no 1º set. Depois ele se abalou por ter perdido e eu também joguei muito bem. Entrei hoje sabendo que ele está jogando muito bem e contra um jogador sólido como ele, que busca a definição rápida dos pontos, eu precisava fazer mais. A solução hoje foi ter esperado meu momento, ter calma, não ir tanto pro risco, aguardar o momento certo pra atacar”, avaliou o atual o brasileiro que está 465º do ranking da ATP.

Final em Mogi 

Na decisão deste domingo no Kosmos, em Mogi, Orlandinho vai encarar o uruguaio Franco Roncadelli, 771º do mundo e cabeça 5, que passou pelo brasileiro Nicolas Zanellato, 2º favorito, em uma batalha de 2h20.

Mesmo com a torcida a favor do paulista, Roncadelli soube reverter a perda do 1º set e uma desvantagem de dois breaks abaixo na parcial decisiva para anotar duros 5/7, 6/1 e 7/5. Será a segunda final do uruguaio no circuito profissional.

“Estou muito feliz por essa semana, é a chance do meu primeiro título. Hoje não joguei muito bem, mas me mantive competitivo até o final. Amanhã vou entrar sem nada a perder, tentar jogar solto e usar meu forehand para abrir a quadra. Mas o mais importante é me manter com uma atitude muito boa”, destacou o canhoto de 25 anos.

Será o primeiro duelo entre Luz e Roncadelli pelo circuito profissional.

A partida neste domingo será às 10h30 (horário de Brasília) na quadra central. A entrada ao público é gratuita no Kosmos Clube.

DUPLAS

Logo após as semifinais, os paranaenses Gabriel Sidney e Fernando Yamacita faturaram o título nas duplas. Em semana impecável, a parceria cabeça de chave número 1 derrotou os compatriotas Ryan Augusto dos Santos e Victor Tosetto na final por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/0, em 1h.

Ao longo do torneio em Mogi das Cruzes, Sidney e Yamacita não perderam um único set. Detalhe: foi a primeira vez que os paranaenses, ambos de Londrina, atuaram juntos em um torneio no circuito.

“Dá para pensar em uma dupla para o futuro, né? Mas foi uma ótima semana, parecia até que já tínhamos jogado juntos. Ganhar um título sempre é bom e quem sabe não seja o início de uma parceria”, comemorou Yamacita.

Confira, a seguir, os resultados deste sábado (29) no São Paulo Tennis Classic:

Semifinais – Simples
Orlando Luz (BRA) [1] d. João Fonseca (BRA) [8], 7/5 e 6/2
Franco Roncadelli (URU) [5] d. Nicolas Zanellato (BRA) [2], 5/7, 6/1 e 7/5

Semifinal – Duplas
Ryan Augusto dos Santos (BRA)/Victor Tosetto (BRA) d. Joel Angelo Lucero (ARG)/Rocco Valente (ARG), 6/4 e 6/0

Final – Duplas
Gabriel Sidney (BRA)/Fernando Yamacita (BRA) [1] d. Ryan Augusto do Santos (BRA)/Victor Tosetto (BRA), 6/2 e 6/0

O que é

O São Paulo Tennis Classic – 2023 é realizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte de São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo e conta com o apoio de Shibata Supermercados, Gerdau, Azul – Transportadora Oficial, Instituto Rodobens, Alupar, Taesa, Michelob Ultra, Aberje e Candura.

O evento é chancelado pela ITF World Tennis Tour, Confederação Brasileira de Tênis e Federação Paulista de Tênis. A realização é do Instituto Sports.

Confira a final:

São Paulo Tennis Classic – 2023
Premiação: US$ 15.000
Data: 30 de abril
Sede: Kosmos Clube
Endereço: Av. Joaquim Pereira de Carvalho, nº 518 – Volta Fria
Mogi das Cruzes – SP

Entrada gratuita

Veja Também