Copa Mogi de Futebol Amador dá show na cidade
Deram um show às partidas da Copa Mogi Alabarce de Futebol Amador de Mogi das Cruzes, que terá a final disputada neste domingo (4) – ainda surfando na onda de comemorações do aniversário de 462 da cidade, que acontece nesta quinta-feira (1). Após muita garra, o Unidos do Jardim Layr e o Império Futebol Clube […]
Reportagem de: O Diário
Deram um show às partidas da Copa Mogi Alabarce de Futebol Amador de Mogi das Cruzes, que terá a final disputada neste domingo (4) – ainda surfando na onda de comemorações do aniversário de 462 da cidade, que acontece nesta quinta-feira (1). Após muita garra, o Unidos do Jardim Layr e o Império Futebol Clube se enfrentam para decidir quem levantará ‘o caneco’. Assim como nos outros jogos, a entrada para o público será gratuita.
As partidas do campeonato têm refletido bem o espírito de Mogi das Cruzes. Nas arquibancadas, bom público desde os primeiros jogos, com direito à festa e até música improvisada.
Essa foi a primeira vez que um campeonato do tipo foi realizado na cidade e desde as inscrições mostrou que Mogi tem fôlego para tal. Isso porque foram selecionados 32 times – de diferentes regiões da cidade.
Os jogadores entram em campo para representar suas ‘comunidades’ e muitas vezes a torcida vem junto.
Além disso, a copa também ajuda a revelar talentos escondidos e objetiva promover a interação social e a confraternização, assim como observado em outras competições do país, como a famosa ‘Copinha’.
As rodadas ocorreram com até 16 jogos simultâneos e descentralizados, realizados no Centros Esportivos de Braz Cubas, Jundiapeba e Sabaúna, no campo de futebol da Vila Ressaca e também no ‘Nogueirão’.
Os finalistas foram conhecidos no último final de semana. Nas semis avançaram o Unidos do Jardim Layr e o Império Futebol Clube.
O Unidos do Jardim Layr venceu o Enfrenta Futebol Clube, por 1 a 0. Na sequência, a segunda vaga para a final foi conquistada pelo Império Futebol Clube, que bateu por 2 a 1 o Dragão Negro Esporte Clube, conforme divulgado pela Comunicação da Prefeitura.
A final acontece no Nogueirão, o estádio Municipal Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, neste domingo, a partir das 16 horas.
Para os interessados, cabe lembrar que o estádio fica na rua Professora Ana Maria Bernardes, 190, na Vila Industrial.
Também na disputa do pódio, o Enfrenta Futebol Clube e o Dragão Negro Esporte Clube lutam pela terceira colocação do campeonato. O jogo acontece mais cedo, às 14 horas.
Os resultados e a programação das partidas da Copa Mogi Alabarce de Futebol Amador estão disponíveis no endereço https://sites.google.com/mogidascruzes.sp.gov.br/esportemogi/p%C3%A1gina-inicial , da secretaria de Esportes.
No site é possível ver o resultado de cada rodada. Na primeira fase, as equipes se enfrentam dentro dos respectivos grupos e as duas melhores de cada chave se classificarão para a disputa das oitavas de finais, quando começarão os confrontos eliminatórios.
Mogizeira
A Copa tem levantado grande público. Não à toa, a competição vem sendo divulgada na campanha das redes sociais #SouMogizeiro, criada pelo perfil da Prefeitura de Mogi das Cruzes para demonstrar características únicas da cidade e seu povo.
“Todo mundo adorou, uma das melhores que eu já vi. Muito ótimo. Esse campeonato foi top. Esperamos que continue, porque o futebol de Mogi estava esquecido. Pelo que estou vendo, vai dar vida ao futebol”, comemorou o presidente do finalista Império Futebol Clube, Jânio Pereira, que se diz “feliz demais”.
“Faltava aqui uma competição do tipo, porque às vezes pensavam só muito em basquete”, explica.
Na avaliação dele, a Copa Mogi ajudou a incentivar o pessoal do time dele, de outras equipes e até os torcedores. “Por exemplo, nos jogos do União, vemos poucas pessoas, mas acredito que isso vai mudar. Cada dia já está mais cheio”, conta.
“Tem até um prêmio, que é bom, incentiva bastante”, brinca o presidente.
Ele espera que a competição seja realizada mais uma vez no ano que vem e “por aí em diante”.
O presidente explica que o Império F.C. existe há sete anos, mas que ultimamente o ritmo de jogos estava “meio devagar”. “Foi bom (a competição) porque vimos um número alto de inscrições: 32. Creio que com essa alavancada, os times vão se reorganizar”, aposta.
Por fim, ele diz que gostaria de agradecer aos organizadores pelo trabalho. “Quando é para criticar, criticamos, mas quando é algo para se elogiar, precisamos elogiar”, finaliza.