Copinha: Suzano se prepara para receber jogos e Mogi fica de fora
Estão sendo acertados os últimos detalhes da próxima edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A competição, a conhecida Copinha, começa no dia 2 de janeiro. Menos para Mogi. Apesar do sucesso do ano passado, neste ano apenas Suzano deverá sediar os jogos na região. Mogi das Cruzes, apesar de ter recebido jogos importantes […]
Reportagem de: O Diário
Estão sendo acertados os últimos detalhes da próxima edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A competição, a conhecida Copinha, começa no dia 2 de janeiro. Menos para Mogi.
Apesar do sucesso do ano passado, neste ano apenas Suzano deverá sediar os jogos na região. Mogi das Cruzes, apesar de ter recebido jogos importantes na edição anterior e ter sido elogiada por times e torcedores, resolveu não participar da edição do próximo ano.
Outra perda para a região é que apenas o União Suzano (Usac) irá participar da competição representando o Alto Tietê. O União de Mogi das Cruzes ficou de fora.
Suzano receberá o Grupo 15 da competição em 2023. A chave conta com o União Suzano, Figueirense, Grêmio Novorizontino e Vitória da Conquista, da Bahia.
Em Suzano, os jogos acontecerão no Estádio Municipal Francisco Marques Figueira, popularmente conhecido por Suzanão.
A final da Copinha está prevista para acontecer em 25 de janeiro – aniversário da cidade de São Paulo.
Mogi de fora
Em 2022, Mogi das Cruzes recebeu bem o Grupo 25, que era composto pelo time da casa, União Mogi, além do então campeão do torneio, o Internacional (RS), a Portuguesa (SP) e do São Raimundo (Roraima).
Os jogos aconteceram no estádio Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão.
Já no mês passado, a cidade confirmou que recebeu novo convite para sediar o torneio nesta próxima edição, mas informou que o alto custo inviabilizou a realização dos jogos em Mogi, que atuava como sede desde 2016.
Bem que a Secretaria Municipal de Esportes tentou tornar a competição possível. A pasta enviou uma contraproposta à entidade máxima do futebol paulista disponibilizando o estádio municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, para receber jogos da Copinha, mas sem que a administração municipal arcasse com os custos das disputas. A ideia foi recusada pela Federação Paulista de Futebol.
Em 2022, Mogi sediou outro campeonato que fez sucesso e levou a torcida aos estádios.
Foi a Copa Mogi Alabarce de Futebol Amador, que contou com a participação de 32 equipes. Ao todo, foram realizadas 64 partidas e marcados 172 gols. A Copa teve uma média de 2,68 gols por partida.
A competição foi realizada pela Liga Municipal de Futebol de Mogi das Cruzes e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
Sucesso nos gramados
Grandes jogadores que brilham, ou brilharam, no futebol brasileiro e mundial já disputaram a Copinha por seus clubes formadores. Nomes como Neymar (Santos), Cafu (São Paulo), Vinícius Júnior (Flamengo), Kaká (São Paulo), Fred (América-MG), Casemiro (São Paulo), Guilherme Arana (Corinthians), Deco (Corinthians), Dida (Vitória), Rogério Ceni (São Paulo), Gabriel Jesus (Palmeiras), Marquinhos (Corinthians), Luizão (Guarani) e Vagner Love (Palmeiras) participaram no passado.
Na última edição, a competição teve como grande destaque o garoto Endrick, de apenas 16 anos (à época com 15), que foi peça fundamental da vitoriosa campanha do Palmeiras na Copa São Paulo.
Conforme noticiado por O Diário, o jogador que foi revelado na Copinha defenderá o Real Madrid (Espanha) quando completar a maioridade (18 anos), ou seja, a partir do dia 21 de julho de 2024. Os dois clubes e os representantes do jogador, nascido em Brasília (DF), firmaram um acordo, anunciado nas redes sociais nesta quinta-feira (15).
O maior campeão da Copinha é o Corinthians, que possui dez títulos. Fluminense e Internacional vêm logo atrás, cada um com cinco conquistas. Completando o pódio, São Paulo e Flamengo aparecem com quatro canecos cada.
A primeira Copa São Paulo de Futebol Júnior foi organizada e disputada em 1969, tendo o Corinthians como campeão. A Copinha de 2023 será a 53ª edição do torneio. A grande final está marcada para o dia 25 de janeiro, data na qual a cidade de São Paulo completará 469 anos.
*Com Agência Brasil