Diário Logo

Notizia Logo

Desafio de Robótica reúne cerca de 6 mil pessoas no ginásio Professor Tuta

Cerca de 6 mil pessoas acompanharam os três dias de competição do Desafio de Robótica RSM Challenge, realizado neste final de semana no Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira (Tuta), no Mogilar. O evento reuniu competidores do Brasil, México e Colômbia, que disputaram 20 categorias. “Mogi das Cruzes considera a robótica como esporte e […]

25 de abril de 2023

Reportagem de: O Diário

Cerca de 6 mil pessoas acompanharam os três dias de competição do Desafio de Robótica RSM Challenge, realizado neste final de semana no Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira (Tuta), no Mogilar. O evento reuniu competidores do Brasil, México e Colômbia, que disputaram 20 categorias.

“Mogi das Cruzes considera a robótica como esporte e é um orgulho termos a maior competição do país. Faz todo sentido para nós, já que se refere à educação, aos jovens, à tecnologia e à inovação. É tudo o que o país precisa”, afirmou a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler, que esteve na abertura do evento.

Ao todo, 760 competidores participaram do desafio, com um total de 360 robôs. A competição tem o apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Coordenadoria de Turismo e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Os resultados das competições podem ser conferidos no site do Desafio de Robótica.

“A realização do evento foi bastante positiva para o município, com a presença de participantes de diversos estados do Brasil e do exterior. Mogi das Cruzes foi a  primeira cidade do Brasil a reconhecer a robótica como esporte e está na vanguarda deste trabalho, inclusive com o trabalho junto aos alunos das escolas municipais”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Pedro Komura.

Além dos competidores internacionais, o Desafio de Robótica contou com a participação de representantes de cinco estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná.

“É muito importante ver que estamos unindo o país e motivando crianças, adolescentes e adultos a fazerem desenvolvimento tecnológico. E a base de tudo isso é Mogi das Cruzes. Foram três dias de muita competição e que movimentou a cidade economicamente”, afirmou Rafael Mattos, organizador do evento.

Paralelamente às competições, o evento também teve um viés social, com a inclusão de crianças e jovens das escolas municipais, Apae e da comunidade mogiana durante os dias. O público que esteve no ginásio Professor Tuta também teve a oportunidade de um contato mais próximo com os robôs, conhecendo detalhes do funcionamento e torcendo durante as diferentes disputas.

Outras ações

A robótica vem recebendo destaque em Mogi das Cruzes, que foi a primeira cidade no Brasil a reconhecer a modalidade como esporte. No início deste mês, o Polo Digital recebeu  o Campeonato de Robótica para alunos de Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) da região. Ao todo, 24 alunos das unidades de Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Poá participaram.

O evento no Polo Digital foi realizado pelo Instituto RSM, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação. O objetivo do campeonato foi estimular o interesse e o aprendizado em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, além de promover a inclusão social por meio do compartilhamento de experiências entre os participantes.

Veja Também