Diário Logo

O Diário Logo

Deu Brasil: Orlando Luz é o campeão do SP Tennis Classic no Kosmos de Mogi

Após quase dois anos, o gaúcho Orlando Luz voltou a sentir o gostinho de ser campeão em simples ao vencer, neste domingo (30) o São Paulo Tennis Classic. O tenista de 25 anos confirmou vinha como favorito e recebeu o troféu do ITF e um prêmio de US$ 15.000 no Kosmos Clube, em Mogi das […]

30 de abril de 2023

Reportagem de: O Diário

Após quase dois anos, o gaúcho Orlando Luz voltou a sentir o gostinho de ser campeão em simples ao vencer, neste domingo (30) o São Paulo Tennis Classic. O tenista de 25 anos confirmou vinha como favorito e recebeu o troféu do ITF e um prêmio de US$ 15.000 no Kosmos Clube, em Mogi das Cruzes. Curiosamente, o título foi o primeiro do tenista solo brasileiro no circuito profissional.

A realização  do torceio que movimentou tenistas e o público é do Instituto Sports.

Após a vitória diante de João Fonseca no sábado (29), Orlandinho precisou se recuperar de um mau início na final deste domingo para virar diante do uruguaio Franco Roncadelli por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/0 e 6/1, em 1h41.

É o primeiro troféu de Luz em simples desde a conquista em Antalya, na Turquia, em maio de 2021.

Orlandinho entrou em quadra com ótimo público no Kosmos que se firma, há tempos, como arena do tênis na cidade e região. Com a torcida a favor, o cabeça 1 iniciou a partida com pouca intensidade, o que foi prato cheio para uruguaio. Em uma parcial praticamente impecável, o 5º favorito fez 6/2 e assustou os paulistas que estavam as arquibancadas.

No 2º set, Luz elevou seu nível, cessou os erros não-forçados e viu o adversário começar a hesitar nos pontos importantes. Com três quebras, o gaúcho aplicou um ‘pneu’ e levou a disputa para o set decisivo.

O atual 465º do ranking da ATP continuou protagonizando lances espetaculares para levantar a plateia e a sequência de games desestabilizou o uruguaio. Poucos minutos depois, lá estava Luz deitado sobre o saibro da quadra central comemorando um título profissional de simples no Brasil de forma inédita.

“Esse torneio significa muito para mim, pois, a princípio, tinha planejado jogar em Buenos Aires. Só que ter um torneio por aqui, como o de Mogi, ajuda nós, brasileiros, que deixamos de gastar muito e estar perto de nossa torcida, nossa família. A gente sabe o quanto está raro ter eventos no Brasil. E a energia da torcida hoje foi incrível, aliás, senti muito o apoio da torcida ao longo da semana e me traz confiança para a sequência da temporada”, declarou o gaúcho, que lembrou, na celebração, a conquista de Gustavo Kuerten em Roland Garros, em 2001.

Agora, ele descansa alguns dias, antes de reiniciar os treinamentos em Itajaí (SC) com seu técnico Marcus Vinícius Barbosa, o Bocão.

No final de maio, o gaúcho disputa o Challenger de Skopje, na Macedônia, e permanecerá na Europa para a disputa de mais eventos.

A campanha de Orlando Luz no São Paulo Tennis Classic:

1ª rodada – d. Gabriel Schenekenberg (BRA), 6/2 e 7/6(3)
2ª rodada –  d. Victor Tosetto (BRA), 6/3 e 6/1
Quartas de final – João Victor Loureiro (BRA) [6], 7/6(5) e 7/6(1)
Semifinal – d. João Fonseca (BRA) [8], 7/5 e 6/2
Final – d. Franco Roncadelli (URU) [5], 2/6, 6/0 e 6/2

O que é

O São Paulo Tennis Classic – 2023 é realizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte de São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo e conta com o apoio de Shibata Supermercados, Gerdau, Azul – Transportadora Oficial, Instituto Rodobens, Alupar, Taesa, Michelob Ultra, Aberje e Candura.

O evento é chancelado pela ITF World Tennis Tour, Confederação Brasileira de Tênis e Federação Paulista de Tênis. A realização é do Instituto Sports.

Veja Também