Galeria de fotos relembra a trajetória do rei Pelé
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé morreu aos 82 anos nesta quinta-feira (29), em decorrência de complicações de um câncer no cólon, que vinha tratando nos últimos anos. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o último dia 29 de novembro. O Diário já noticiou a morte do Rei do Futebol […]
29/12/2022 17h59, Atualizado há 40 meses
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé morreu aos 82 anos nesta quinta-feira (29), em decorrência de complicações de um câncer no cólon, que vinha tratando nos últimos anos. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o último dia 29 de novembro.
O Diário já noticiou a morte do Rei do Futebol e também mostrou que o Cristo Redentor receberá as cores do Brasil em homenagem a ele, e também que o Estado de São Paulo entra em luto.
Agora, nesta matéria, apresenta uma galeria de fotos que relembra passagens importantes da carreira de Pelé, a partir de trechos retirados de livros.
O Rei está morto. Viva o Rei!
Uma das mais completas biografias do Rei Pelé foram produzidas na forma de livros de arte, reunindo fotografias raras do arquivo pessoal do atleta e produzidas por diferentes fotógrafos, ao longo de sua carreira.
Divididos em Primeiro Tempo e Segundo Tempo, as publicações bilíngues (português e inglês) trazem imagens e textos primorosos do dramaturgo Benedito Ruy Barbosa e do jornalista Odir Cunha.
Produzidos em papel especial e pesando mais de 5 quilos, os dois livros traçam um perfil eletrizante do Rei, nos seus mais diversos momentos, desde o nascimento, em Três Corações (MG), até a passagem pelo Bauru Atlético Clube , o Baquinho, como era conhecido, sua passagem a caminho de Santos, onde se eternizou como o dono da camisa 10 do Santos FC, de onde partiria para ser tricampeão pela Seleção Brasileira, em 1958, 1962 e 1970.
O homem dos mil gols, que encerraria sua carreira no Brasil, criticado porque pediu atenção das autoridades para as crianças desamparadas, que já eram milhares naquela época e que hoje são muito mais, ainda passou pelo Cosmos, na primeira tentativa de fazer vingar o futebol na terra do rúgbi. Hoje os EUA disputam a Copa do Mundo, ao lado de grnades seleções dos mais diferentes países. E não faz feio.
O Rei, capaz de surpreender a todos durante todo o tempo, dentro e fora dos gramados, faleceu neste final de semana e de ano. Os dois livros ainda não foram atualizados a esse ponto, mas registraram os grandes momentos de um jogador de futebol magistral, capaz de parar uma guerra em pleno território africano e de maravilhar torcidas com suas jogadas mirabolantes. O Brasil venera o seu maior ídolo.
O Rei está morto. Viva o Rei!