Diário Logo

O Diário Logo

Mauricio de Sousa é personalidade do ano no Japão, onde possui um exército de crianças

O cartunista Mauricio de Sousa lembrou que os dez filhos dele inspiraram a criação de personagens da Turma da Mônica no discurso feito após receber o título de personalidade do ano de 2023 concedido pela Câmara de Comércio Brasileira no Japão, em cerimônia realizada na Embaixada do Brasil em Tóquio. O CCBJ Awards Person of […]

15 de abril de 2023

Reportagem de: O Diário

O cartunista Mauricio de Sousa lembrou que os dez filhos dele inspiraram a criação de personagens da Turma da Mônica no discurso feito após receber o título de personalidade do ano de 2023 concedido pela Câmara de Comércio Brasileira no Japão, em cerimônia realizada na Embaixada do Brasil em Tóquio. O CCBJ Awards Person of the Year é entregue em data especialíssima: neste 2023, a Mônica está completando 60 anos.

As autoridades destacaram a potência das histórias de Maurício e dos personagens da Turma da Mônica, criados por ele, na alfabetização de crianças de países da Ásia e no aprendizado do idioma português e japonês. A homenagem ocorreu na quarta-feira (12).

“Esse prêmio CCBJ Awards representa um motor para continuar com atividades e lançar produtos no Japão e em outros países da Ásia. Nessa viagem foi emocionante o contato com as crianças que conhecem os personagens e detalhes da história em quadrinhos da Turma da Mônica. Fiquei otimista porque tenho um exército no Japão que fala português, me conhece, me respeita e conhece meus personagens. São crianças que vão ler cada vez mais, aprender dois idiomas e  isso me traz mais emoções e mais esperanças nas crianças e em mim também”, disse o cartunista na oportunidade.

Ele nasceu em Santa Isabel e viveu parte da vida em Mogi das Cruzes, onde estudou e manteve muitos amigos. 

Na cerimônia de entrega do título, o cartunista estava acompanhado da mulher, Alice Takeda.

O embaixador do Brasil no Japão, Octávio Côrtes, afirmou que “Mauricio de Sousa ajudou a educar e alfabetizar tantos de nós, nossos filhos e nossos netos. A Turma da Mônica ensina conceitos como amizade, respeito e tolerância”. 

Já o presidente da CCBJ, Celso Guiotoko, ressaltou que “nos negócios também podemos dizer que essa mensagem da Turma da Mônica é importante. O sucesso tem essa base já citada como amizade e respeito”. 

O Cônsul-Geral do Brasil em Tóquio, o embaixador Guilherme Patriota, enfatizou que a história em quadrinhos da Turma da Mônica faz parte do acervo do Museu da Migração Japonesa ao Exterior, localizado em Yokohama, mostrando a importância do acervo dos gibis do Brasil. 

O prêmio existe desde 2009 com o objetivo de prestar homenagem para empresários brasileiros e japoneses de destaque  na relação bilateral. 

O que é o troféu 

O troféu “CCBJ Awards Person of the Year” é uma réplica da obra da artista Tomie Ohtake. É semelhante à grande escultura que fica na entrada do Aeroporto Internacional de São Paulo, simbolizando a relação Brasil-Japão. A CCBJ tem autorização do Instituto Tomie Ohtake para confeccionar esse troféu. 

Tomie Ohtake nasceu em Kyoto e foi ao Brasil em 1936. Ela ganhou inúmeros prêmios assim como fez muitas exposições das obras. A artista faleceu em 2015. 

O evento teve a presença de mais de 60 pessoas. Cada um recebeu um guia do CCBJ Awards Person of the Year.

As seguintes empresas colaboraram para o guia: Kyodai Remittance, Kowa Corporation e Alfainter. 

Além disso, o evento contou com o apoio da Embaixada do Brasil em Tóquio, cidade onde Mauricio de Sousa cumpre outros compromissos.  

Veja Também