Diário Logo

O Diário Logo

No Tuta, Mogi recebe Desafio Internacional de Robótica

Mogi das Cruzes sediará neste final de semana o Desafio de Robótica RSM Challenge, uma competição internacional que contará com representantes de dois países e cerca de 750 competidores. As disputas ocorrerão entre sexta-feira (21/04) e domingo (23/04), no Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira (Tuta), localizado no bairro do Mogilar. O evento, organizado […]

17 de abril de 2023

Reportagem de: O Diário

Mogi das Cruzes sediará neste final de semana o Desafio de Robótica RSM Challenge, uma competição internacional que contará com representantes de dois países e cerca de 750 competidores. As disputas ocorrerão entre sexta-feira (21/04) e domingo (23/04), no Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira (Tuta), localizado no bairro do Mogilar.

O evento, organizado pelo Instituto RSM, conta com o apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Coordenadoria de Turismo e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. A robótica tem uma forte presença na cidade, com a realização de competições e o trabalho de desenvolvimento nas escolas municipais.

“Mogi das Cruzes foi a primeira cidade do Brasil a reconhecer a robótica como esporte, e é uma honra sediar uma competição internacional de tamanha importância. Participantes de várias regiões do país e de outros países estarão presentes, o que contribui para o intercâmbio de conhecimentos e também para o setor de turismo, como o hoteleiro, de alimentação e serviços”, enfatiza o prefeito Caio Cunha.

No ano passado, a cidade experimentou um aumento de cerca de 10% no setor turístico durante o mês em que o Desafio de Robótica foi realizado.

A competição incluirá 20 categorias, e estima-se que até 500 robôs participem do Desafio de Robótica. O torneio também possui um viés social, com a inclusão de crianças e jovens das escolas municipais, Apae e da comunidade mogiana durante os dias de competição.

As competições começarão na sexta-feira (21/04), às 13h. Já no sábado (22/04) e domingo (23/04), as disputas deverão ter início às 10h. A premiação dos vencedores está prevista para ocorrer por volta das 17h do domingo. A entrada para acompanhar o torneio é gratuita.

A robótica tem recebido destaque em Mogi das Cruzes, que foi a primeira cidade no Brasil a reconhecer a modalidade como esporte. No início deste mês, o Polo Digital recebeu o Campeonato de Robótica para alunos de Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) da região. Ao todo, 24 alunos das unidades de Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Poá participaram.

Veja Também