Skate: Mogi brilha em competição, resgata olhar para o passado e planeja futuro
Mogi em dose dupla! A primeira etapa do Amazing AM 2023 – circuito interestadual de skate street amador -, sediada na cidade, terminou com dois mogianos no pódio masculino. A competição reuniu mais de 100 skatistas, sendo ao menos 30 moradores locais, além de fãs, no último final de semana, no Mogi Skate Park, no […]
17/06/2023 07h43, Atualizado há 37 meses
Mogi em dose dupla! A primeira etapa do Amazing AM 2023 – circuito interestadual de skate street amador -, sediada na cidade, terminou com dois mogianos no pódio masculino. A competição reuniu mais de 100 skatistas, sendo ao menos 30 moradores locais, além de fãs, no último final de semana, no Mogi Skate Park, no Mogilar. O balanço reflete o potencial da modalidade no município, que luta para se manter em destaque. Para os próximos anos, a expectativa aponta para o crescimento.
O evento contou ainda com uma mostra fotográfica que resgatou o passado do skate em Mogi (confira no Instagram
fotografiask8mogidascruzes). Existem planos para expandir a iniciativa. Há décadas, o esporte agita as ruas e praças, criando uma subcultura que vai além do esporte e começou a atrair novos olhares após sua inclusão nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.
Na avaliação de quem é da área, Mogi – que no passado foi a referência máxima do skate na região – tem voltado a ganhar destaque nas competições nos últimos anos. Mas nem tudo são flores. Há quem diga que hoje faltam competidores profissionais para representar a cidade. Outros apontam que uma garotada mais nova tem tudo para ‘deslanchar’ no futuro.
A etapa da Amazing AM foi disputada no sábado (10), na pista que fica no Complexo Esportivo Professor Hugo Ramos, ao lado do ‘Hugão’. O evento contou com categorias street amador, masculino e feminino. Em breve, novas competições vão agitar a região, com eventos como o Skate Jam Suzano, programado para setembro. Lá também acontecerá o Girls Skate Jam, em novembro.
Na categoria masculina, o conhecido mogiano Matheus Souza foi o campeão. Em segundo lugar ficou o carioca Matheus de Almeida e em terceiro Caetano Costa, também natural de Mogi.
Os dois atletas são atualmente os maiores representantes da cidade no meio competitivo.
O mais novo, Caetano – de 21 anos – (@caetanocosta) fala que o evento deixou o público animado. Ele subiu ao pódio com uma pontuação de 91,67 em uma pista bem conhecida por ele. Já o campeão Matheus teve a pontuação de 94,67, de 100.
Ele é uma promessa do skate de Mogi e tem marcado presença nas finais de campeonatos Costuma treinar no Mogi Skate Park – uma das maiores da região metropolitana. Em entrevista, ele conta mais sobre sua história com o esporte e também dá sugestões para atrair uma nova geração mogiana.
“Estou nessa caminhada de ser skatista profissional há mais de 11 anos e ficamos felizes com eventos como esse que nos dão espaço. Disputar aqui na cidade natal facilita um pouco para nós”, começa.
Ele convida as pessoas a conhecerem o Mogi Skate Park. “É o lugar que tem de tudo”, diz em referência aos obstáculos. “Quando inaugurou, ficou entre as três melhores de São Paulo”, lembra.
O pódio duplo mogiano, na avaliação dele, mostra a força da cidade, apesar de uma “crise”. Ele explica: “Temos poucos skatistas hoje representando a cidade. E eu, pessoalmente, não vejo novas gerações chegando”.
“A gente vê as pistas mais vazias. Poucas pessoas querendo competir e treinar com força. Nós buscamos incentivar, mas é algo difícil”, opina o atleta.
É possível, segundo ele, uma virada de jogo. A inclusão do skate nos Jogos Olímpicos, em Tóquio (2021), ajudou a popularizar o esporte. “Isso deve dar frutos nos próximos anos”, opina. A continuidade de eventos como o do último final de semana em território mogiano também pode ajudar a incentivar talentos. “Podemos dizer que os eventos estão crescendo nos últimos três anos. No passado recente já ficamos anos sem ter”, pontua.
Uma sugestão dele para atrair a garotada mais nova é a criação de projetos novos com o skate. Ele sugere que a Prefeitura invista mais em escolinhas de skate e também em aulas junto às escolas.
“Não só falando de esporte, seria um ótimo investimento, pois o skate abre portas para pessoas que poderiam acabar seguindo ‘caminhos errados’. Hoje o esporte está mais desmarginalizado”, argumenta.
“É um esporte que não é tão fácil de começar, pois precisa de equipamentos, tem gastos, mas a gente da área costuma se ajudar”, acrescenta Caetano.
Ele sabe bem das dificuldades para competir em nível profissional. O jovem começou a andar quando tinha apenas 10 anos, incentivado pelo pai.
“Meu pai anda desde os anos 80 e ele tem uma loja de skate. A gente percebeu que depois das Olimpíadas a procura pelo esporte cresceu”, comenta.
Para os pais que queiram incentivar os filhos a praticar o skate ele dá um conselho: “Passar longe de skates de brinquedo, que quebram fácil e não deixa a criança desenvolver”. Na opinião dele, vale a pena pesquisar e investir em um equipamento mais robusto, em lojas do ramo.
Mulheres na pista
As meninas também mostraram muita força e habilidade no Amazing AM. A skatista Ariadne Souza encerrou com a pontuação de 94,33 e levou o título feminino. Em seguida, Bianca Godói conseguiu 92 pontos, e Keteleyn Rodrigues, na marca de 90.
Todo o evento foi cercado de um ambiente acolhedor e descontraído. As competições de skate acabam virando uma grande festa tanto para quem disputa quanto para quem acompanha, com direito a narração e DJ.
O Amazing FM foi idealizado por Davison ‘Bob’ Fortunato, da região do Alto Tietê. Hoje é um dos nomes mais respeitados do skate no País e tem parcerias com nomes como Tony Hawk e Bob Burnquist.
O evento foi promovido pela Federação Paulista de Skate, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Mogi.
A competição terá a segunda etapa em 15 de julho, em Fortaleza. Por fim, Balneário Camboriú deverá encerrar a temporada, em agosto.
Enquanto desafia a gravidade, o skate ‘bate de frente’ diariamente com preconceitos e apesar disso vem conquistando mais espaço. Vale acompanhar de perto a evolução da modalidade na região e os próximos passos dos atletas locais.
Fotos resgatam décadas de história
O fotógrafo Rogério de Oliveira Rocha, conhecido como Roger Til (@rogertil1960), é daquele tipo de pessoa que consegue conversar por horas, puxando fatos curiosas da memória, de assuntos como fotografia e skate. Ele deu um passo importante (e trabalhoso) para a preservação da história dessa modalidade na cidade.
Fez a curadoria da mostra ‘Resgate da História do Skate de Mogi’, que reúne dezenas de fotos de diferentes décadas do skate mogiano, lembrando datas e personalidades marcantes. As fotos foram expostas na competição deste final de semana. Todo o material pode ser conferido na internet. Acesse aqui via Google Drive. Ou confira no Instagram
fotografiask8mogidascruzes.
O fotógrafo, que sempre teve grande ligação com o skate e com Mogi, pretende aumentar gradualmente o acervo. Ele também planeja levar a exposição para mais locais de Mogi e para isso busca parcerias. “A ideia é fomentar, levar para locais como o Terminal Central de Mogi, ou onde tenha comunidades, para se comunicar diretamente com o público”, conta.
Encontrar e catalogar o acervo do skate mogiano não foi fácil. Muitas fotos consideradas importantes foram perdidas com o tempo. “Organizei um grupo inicialmente com skatistas, fui recebendo material e para a minha surpresa consegui acesso a coisas muito antigas. Teve foto por exemplo do ano de 74, 78, 85”, comenta Roger.
Ele contou com o apoio de pessoas como Eduardo Augusto, árbitro de skate de Mogi. O trabalho de curadoria também teve a ajuda de outros nomes como Alemão Action e Gersoni Junior.
“Deu trabalho. No evento conseguimos colocar várias fotos. Montamos também banners com fatos históricos. Um exemplo é fotografia que mostra o cantor (e skatista) Chorão visitando Mogi.
Ele traz mais detalhes: “Foi um trabalho enorme para catalogar tudo. Precisamos das datas exatas e os locais. A minha ideia é manter o Instagram ativo para preservar essa memória”, conta. Ele acredita que com o tempo vai conseguir mais registros históricos.
Segundo conta, a proposta da curadoria foi dada por Davison Fortunato, idealizador do Amazing AM e nome conhecido da cena, e no final “deu muito certo”.
“Resgatar isso, colocar no papel e as pessoas terem o prazer de ver, é algo que não tem preço”, lembrando o poder da fotografia, que hoje carece de valorização.
Roger destaca o potencial do skate em Mogi. Com memória e papo de muitas datas marcantes, ele lembra que a cidade era o grande polo da modalidade na região. Teve também muitos personagens marcantes. Desenvolveu sua técnica da fotografia para captar a essência dessa cultura.
“Comecei a fotografar mesmo por volta do final da década de 80, com câmera analógica. Logo meus dois filhos começaram a andar de skate também e a fotografar. É algo de família, conta”.
Ele comemora ver “muita garotada nova em Mogi com talento no skate, que vai dar muito trabalho para os gringos em competições”.