Três prefeituras da região estudam ponto facultativo nos jogos da Copa feminina
Três prefeituras do Alto Tietê analisam a possibilidade de adotar ponto facultativo durante os jogos da Seleção Brasileira Feminina na Copa do Mundo de 2023: Itaquaquecetuba, Poá e Mogi das Cruzes. Esta última, dependendo do avanço das Guerreiras no Mundial. A maioria dos municípios mantém a ideia em aberto. A única Administração da região a […]
Reportagem de: O Diário
Três prefeituras do Alto Tietê analisam a possibilidade de adotar ponto facultativo durante os jogos da Seleção Brasileira Feminina na Copa do Mundo de 2023: Itaquaquecetuba, Poá e Mogi das Cruzes. Esta última, dependendo do avanço das Guerreiras no Mundial. A maioria dos municípios mantém a ideia em aberto. A única Administração da região a confirmar a folga foi Santa Isabel. A medida visa incentivar o protagonismo feminino nos esportes e apoiar a igualdade de gênero em outras áreas da sociedade.
De qualquer forma, os jogos da Seleção Brasileira ocorrerão às 7h30 e 8 horas, o que não impactará no trabalho de alguns funcionários. Os países que sediam o Mundial são a Austrália e a Nova Zelândia, que possuem uma grande diferença horária em relação ao Brasil.
A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que o assunto está em estudo, ainda sem uma definição concreta sobre a adoção do ponto facultativo.
Já a Prefeitura de Suzano esclareceu que os pontos facultativos para o ano de 2023 já foram oficialmente previstos em decreto municipal n° 9.884/2023. Diz que esses pontos levam em consideração o funcionamento das repartições públicas e o calendário letivo das escolas municipais. Portanto, qualquer alteração repentina traria prejuízos à administração e à organização estabelecida pela Secretaria Municipal de Educação. No entanto, reforçou o apoio ao protagonismo feminino e o incentivo ao empoderamento de mulheres e meninas por meio de ações estratégicas ao longo do ano.
A Prefeitura de Poá diz que está estudando a possibilidade de aderir ao ponto facultativo caso a seleção brasileira feminina avance para as próximas fases da competição.
Por outro lado, a Prefeitura de Guararema informa que “decidiu não aderir aos pontos facultativos durante a primeira fase dos jogos da Copa do Mundo Feminina de Futebol”.
A Prefeitura de Arujá informou que aguarda o posicionamento do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) antes de tomar uma decisão sobre a adoção do ponto facultativo.
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos afirmou que até o momento não há definição em relação a este assunto.
Biritiba Mirim e Salesópolis não responderam os questionamentos da reportagem.
Já a Prefeitura de Santa Isabel decretou ponto facultativo nos dias em que a Seleção Brasileira de Futebol Feminino entra em campo pela Copa do Mundo de Futebol. Nessas datas, os horários de funcionamento nas repartições públicas serão alterados. O objetivo é promover cada vez mais a igualdade entre homens e mulheres, inclusive no âmbito esportivo. A administração ressaltou que, assim como ocorreu na Copa do Mundo de Futebol Masculino, também haverá mudanças de horários durante a edição Feminina do evento.
Em Mogi das Cruzes, a Prefeitura informou que o assunto ainda está sendo analisado pelo município e que, por enquanto, não será decretado ponto facultativo. No entanto, a administração afirmou que avaliará a possibilidade a partir do avanço da Seleção Brasileira Feminina às fases decisivas da competição.
A estreia do Brasil na Copa do Mundo Feminina está marcada para a próxima segunda-feira, 24 de julho, às 8h (horário de Brasília) contra o Panamá, valendo pelo Grupo F, que também conta com as seleções da França e Jamaica.