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Mais 28 escolas estaduais do Alto Tietê terão Ensino Integral

A partir de 2022, mais 28 escolas estaduais do Alto Tietê (veja lista abaixo) farão parte do Programa de Ensino Integral (PEI). O anúncio da expansão do programa para 778 unidades de todo estado foi feito nesta segunda-feira (12) pelo Governador João Doria e pelo Secretário Estadual da Educação Rossieli Soares. “Os resultados que alcançamos […]

13 de julho de 2021

Reportagem de: O Diário

A partir de 2022, mais 28 escolas estaduais do Alto Tietê (veja lista abaixo) farão parte do Programa de Ensino Integral (PEI). O anúncio da expansão do programa para 778 unidades de todo estado foi feito nesta segunda-feira (12) pelo Governador João Doria e pelo Secretário Estadual da Educação Rossieli Soares.

“Os resultados que alcançamos ao longo de dois anos e meio nos permitem hoje fazer esse anúncio de grande importância. Isso é uma vitória da educação. Tempo integral para tudo: para o aconchego, o ensino, o estudo, a alimentação e formação de uma nova geração de brasileiros”, disse Doria.

No total, serão 1.855 escolas atendidas no modelo. A expectativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) é beneficiar 387,3 mil novos estudantes de ensino fundamental e ensino médio. Com as novas adesões, o PEI estará presente em 427 municípios paulistas, em todas as regiões do estado. Atualmente, são 448 mil estudantes atendidos em 1.077 escolas, de 309 cidades.

“Esse é o governo que fez o maior aumento das escolas de tempo integral. Saltamos para 1.077 escolas em tempo integral com menos de dois anos e no meio de uma pandemia porque acreditamos nesse modelo”, afirmou Rossieli.

“No processo de escuta junto aos colegiados, observamos o brilho nos olhos pela expansão do PEI em nossa unidade escolar. Muitos já pediam pelo início imediato, outros com receio de seus filhos ficarem muito tempo na escola e sem atividades, questionavam e ali mesmo esclarecíamos suas dúvidas. Contamos com a participação de estudantes e professores de outras PEIs, bem como, integrantes da UMEs que relataram sobre suas experiências no PEI e suas vantagens para os estudantes e pelo futuro dos mesmos. O que nos define hoje é a alegria do deferimento de nosso processo de escuta”, disse Fernanda Fernandes, diretora da Escola Estadual Professora Silvia Gama Balaben, de Poá.

Confira lista com nome das escolas e a cidade onde estão instaladas:

Professor Aristoteles De Andrade – Mogi Das Cruzes
Padre Bernardo Murphy – Mogi Das Cruzes
Doutor Deodato Wertheimer – Mogi Das Cruzes
Francisco Ferreira Lopes – Mogi Das Cruzes
Jose Ribeiro Guimaraes – Mogi Das Cruzes
Leonor De Oliveira Mello – Mogi Das Cruzes
Rev Professor Osmar Teixeira Serra – Mogi Das Cruzes
Professor Paulo Ferrari Massaro – Mogi Das Cruzes
Professora Rosa Maria De Souza – Salesópolis
Doutor Anis Fadul – Suzano
Professor Antonio Brasilio Menezes Da Fonseca – Suzano
Doutor Jose Eduardo Vieira Raduan – Ferraz De Vasconcelos
Professora Leda Fernandes Lopes – Suzano
Prefeito Tacito Zanchetta – Ferraz De Vasconcelos

Bertha Correa e Castro Da Rocha – Poá
Professora Carmen Netto Dos Santos – Itaquaquecetuba
Professor Clovis Da Silva Alves – Itaquaquecetuba
Vereador Durval Evaristo Dos Santos – Itaquaquecetuba
Professor Elias Zugaib – Poá
Professora Ivone Da Silva De Oliveira – Poá
Jose Gama De Miranda – Itaquaquecetuba
Margarida De Camillis – Poá
Professora Maria Aparecida Ferreira – Poá
Jornalista Paulo Eduardo Olintho Rehder – Poá
Dona Rosaria Isolina De Moraes – Itaquaquecetuba
Professora Silvia Gama Balaben – Poá
Vila Arizona I – Itaquaquecetuba
Vila Ercilia Algarve – Itaquaquecetuba

Sobre o PEI

Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão.

No primeiro, são trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida.

O segundo permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.

IDEB e alcance

Os investimentos na jornada integral refletem em melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) já no primeiro ano de implantação do programa.

O crescimento de alunos atendidos pela iniciativa também é destacado por Rossieli. “Em 2019, eram 135 mil estudantes nas 417 PEIs. Em março deste ano, saltamos para 437 mil alunos, um crescimento de 224%”.

– Escolas PEI cresceram 1,2 pontos no IDEB 2019, enquanto as regulares, 0,6.
– Das escolas estaduais de São Paulo, as 33 melhores colocadas no ranking são PEIs.
– 9 das 10 primeiras colocadas de ensino fundamental são PEIs.

95% de satisfação

Em agosto de 2020, pesquisa avaliou a percepção de 13 mil professores e 121 mil estudantes da rede pública estadual envolvidos no PEI:

– De 0 a 10, os professores recomendariam 9,1 as escolas em que atuam aos colegas de profissão;
– De 0 a 10, os estudantes recomendariam 8,5 as escolas em que atuam aos colegas;
– 95% dos professores se sentem satisfeitos ou muito satisfeitos em atuar nas escolas.

 

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