Mogi abre agenda para vacinar bebês com comorbidades nesta sexta-feira
A Prefeitura de Mogi das Cruzes inicia nesta sexta-feira (18/11), às 14h30, o agendamento online para vacinação contra Covid-19 dos bebês a partir dos 6 meses até dois anos de idade com comorbidades (imunossuprimidos e com deficiência permanente). A cidade recebeu 1,4 mil unidades do imunizante para atender essa parcela da população e o ciclo […]
Reportagem de: O Diário
A Prefeitura de Mogi das Cruzes inicia nesta sexta-feira (18/11), às 14h30, o agendamento online para vacinação contra Covid-19 dos bebês a partir dos 6 meses até dois anos de idade com comorbidades (imunossuprimidos e com deficiência permanente).
A cidade recebeu 1,4 mil unidades do imunizante para atender essa parcela da população e o ciclo de proteção será fechado com a aplicação de três doses, com intervalos pré-definidos.
Cidades da região do Alto Tietê, como Ferraz de Vasconcelos, Guararema e Suzano, iniciaram a imunização ao público desta faixa etária hoje (saiba mais aqui).
Em Mogi das Cruzes, os pais e responsáveis interessados devem acessar amanhã o www.cliquevacina.com.br (acesse aqui).
Para esse públicp deverá ser aplicada o imunizante Pfizer Baby (tampa de cor vinho), que é a única vacina autorizada atualmente pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária para essa faixa etária.
Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 1.440 doses da Pfizer baby.
O esquema vacinal será de três doses. A segunda dose deverá ser administrada após intervalo de quatro semanas (28 dias) da primeira. A terceira poderá ser aplicada oito semanas (56 dias) após a segunda dose.
Para vacinar as crianças, os pais ou responsáveis precisam apresentar comprovantes, como receitas, relatórios ou outros documentos que atestem as comorbidades dos menores. Os documentos devem conter, além da identificação da criança, carimbo do médico com o respectivo número do registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e estar dentro da validade de dois anos de emissão.
Assim como para demais doses de Covid-19 aplicada em menores de 18 anos, a Pfizer baby deve ser aplicada na presença dos pais ou responsável com a apresentação do documento de identificação ou autorização escrita do mesmo.
De acordo com as normas técnicas, a Pfizer Baby contra a Covid-19 pode ser administrada simultaneamente com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para esse público. Em caso de febre, ocorrência de doenças agudas ou sintomas, a aplicação da dose deve ser adiada.
Pfizer baby – Essa vacina está licenciada para uso exclusivo em crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias (que ainda não tenham sido imunizadas contra a Covid-19). No entanto, será liberada de forma gradativa, conforme estoques disponibilizados pelo Governo do Estado, começando pelas crianças com comorbidades de 6 meses até 2 anos e 11 meses e, na sequência, estendendo, de acordo com estoques, para a mesma faixa etária sem comorbidades.
A Prefeitura lembrou alguns detalhes da campanha destinada às crianças:
Crianças de 3 e 4 anos já estão contempladas há meses com a vacina contra a Covid-19 CORONAVAC de forma que não constituem prioridade para o recebimento das doses de Pfizer Baby;
Não é permitida a intercambialidade entre vacinas, ou seja, as crianças de 3 e 4 anos que iniciaram a primeira dose com Coronavac não podem receber a 2ª dose de Pfizer Baby.
Documentos obrigatórios para aplicação da vacina:
Certidão de nascimento da criança com o número do CPF
Comprovante de endereço
Comprovante de comorbidade mediante apresentar de documentação médica
Comorbidades para aplicação da vacina:
Diabetes mellitus
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
Hipertensão arterial estágio 3
Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com LOA
Doença neurológicas crônicas
Doença renal crônica
Imunossuprimidos
Hemoglobinopatias graves
Obesidade mórbida
Síndrome de Down
Cirrose hepática
Doenças Cardiovasculares: Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita, Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
Em Suzano
A Secretaria de Saúde de Suzano também iniciou nesta quinta-feira (17) a vacinação de crianças de seis meses a dois anos de idade com comorbidade em seis unidades de sáude. A Secretaria Municipal de Saúde estima que a cidade possui 1.340 crianças aptas a receber a dose.
Os pais devem levar as crianças a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) onde o imunizante Pfizer Baby está disponível e apresentar receita ou relatório médico que comprove a condição.
A vacina estará disponível nos seguintes endereços:
• UBS Prefeito Alberto Nunes Martins – CS2 (avenida Paulo Portela, 205 – Centro);
• UBS Professor João Olímpio Neto (rua Getúlio Moreira de Souza, 837 – Parque Residencial Casa Branca);
• UBS Stelina Maria Barbosa (rua Maria do Carmo Borges Lingeard, 125 – Miguel Badra Alto);
• UBS Vereador Octacilio de Carvalho Schiavi (rua Presbítero Benedito de Oliveira, 35 – Jardim Dona Benta);
• UBS Palmeiras (rua Crispim Adelino Cardoso, 137 – Recanto Feliz);
• UBS Tabamarajoara (rua Sebastian Rossel Garcia, 40 – Tabamarajoara).