Confira os bairros que podem ficar sem água devido às manutenções do Semae na terça (11)
Semae realizará serviços de manutenção preventiva em três locais diferentes no início desta semana

Estação de Tratamento de Água (ETA) do Semae de Mogi | Geovanna Albuquerque/O Diário
Reportagem de: Vitor Gianluca
O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) realizará uma manutenção preventiva nas cabines de energia elétrica das Estações de Tratamento de Água (ETA) Leste e Centro, além do poço do Jardim Nove de Julho, a partir desta terça-feira (11/03). As operações serão temporariamente paralisadas, impactando o abastecimento de alguns bairros de Mogi das Cruzes. Confira se o seu bairro faz parte da lista abaixo.
Na terça (11), o Semae fará a intervenção na ETA Leste das 6h30 às 8h. Na ETA Centro, os trabalhos serão realizados na sequência, das 8h30 às 10h. Apesar dos horários, a suspensão do abastecimento será realizada às 5h, com previsão de normalização na parte da noite. Nestas intervenções, os bairros afetados são:
- Todo o distrito de Cezar de Souza e de Sabaúna (incluindo Botujuru/Vila São Paulo);
- Fazenda Rodeio (condomínio Bella Citta);
- Jardim Maricá;
- Mogilar;
- Nova Mogilar;
- Socorro.
Entre 8h e 13h, também haverá suspensão temporária do fornecimento nos bairros:
- Real Park Tietê;
- Vila Jundiapeba.
Poço Jardim Nove de Julho
Além das ETAs, o Semae uma manutenção preventiva nas tubulações do poço que abastece o bairro Jardim Nove de Julho, em Mogi das Cruzes. Para a execução do serviço, o funcionamento do poço será suspenso a partir das 9h de terça-feira (11/03), com previsão de conclusão às 21h de quinta-feira (13).
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.
Segundo o Semae, apesar de a manutenção estar prevista para terminar ainda durante a manhã, o restabelecimento total do abastecimento depende de um processo gradual, que inclui a retomada do tratamento da água, o reenchimento dos reservatórios e a estabilização da pressão na rede. No período de paralisação, o reservatório do bairro será abastecido com caminhão-pipa, mas a autarquia recomenda aos moradores utilizar com economia o volume armazenado em suas caixas d’água.

Consumo consciente
O Semae de Mogi das Cruzes orienta os moradores a economizarem água, evitando atividades como lavagem de carros e quintais e reduzindo o desperdício em tarefas domésticas essenciais, como a lavagem de louças e roupas, além de diminuir o tempo de banho.
A autarquia reforça a importância de ter uma caixa d’água no imóvel, o que minimiza os impactos de interrupções temporárias no abastecimento. A recomendação é manter uma reserva de 200 litros por morador, garantindo o fornecimento de água por até 24 horas em caso de suspensão.
Atendimento ao consumidor
Para mais informações, os consumidores podem entrar em contato com o Semae por meio dos seguintes canais:
- Telefone 115: Atendimento de segunda a sexta, das 7h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h.
- WhatsApp: (11) 95807-3381 – Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h (exceto feriados).