Debate de Mogi das Cruzes é marcado por troca de acusações entre candidatos
Relações com aliados, entrega de obras e atuação na política foram tópicos usados pelos participantes para atacar seus adversários durante o debate
04/10/2024 11h42, Atualizado há 11 meses

Assessores orientam candidatos durante o intervalo do debate | Fabio Pereira/O Diário de Mogi
O debate com os candidatos de Mogi das Cruzes, organizado e promovido pela TV Diário, foi realizado na noite desta quinta-feira (3), na sede da própria emissora. Com participação de Caio Cunha (Pode), Mara Bertaiolli (PL) e Rodrigo Valverde (PT), a troca de acusações entre os candidatos – seja em relação à atuação na política, a aliados ou mesmo aos partidos – tomou conta da ação.
LEIA TAMBÉM
- Veja como foi o debate dos candidatos de Mogi das Cruzes em tempo real
- Antes do debate da TV Diário, assista aqui um papo de 5 minutos com cada candidato
- Críticas e questionamentos compõem debate dos candidatos de Suzano
A ação foi divida em quatro blocos: dois com temas determinados por sorteio, feito ao vivo, e dois com temas livres, onde os candidatos puderam questionar um ao outro sobre quaisquer assuntos que desejassem. Para o segundo e quarto bloco, vale lembrar, foram sorteados os seguintes temas: Pavimentação, Saúde, Saneamento, Orçamento Municipal, Iluminação Pública e Meio Ambiente.
Durante os blocos, os candidatos solicitaram direito de resposta dez vezes – sendo sete de Mara, duas de Caio Cunha e uma de Valverde. Entretanto, após análise da organização, todas as solicitações foram negadas.
No debate, Mara foi criticada pela sua relação com nomes de peso dos partidos que compõem a sua coligação – como Valdemar Costa Neto, do PL, e Gilberto Kassab, do PSD. Além disso, o nome de seu companheiro, o ex-prefeito Marco Bertaiolli (PL), também foi pauta para o debate, com menções a problemas de sua gestão e ao cargo que ele passou a ocupar no Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Para Caio Cunha, as críticas foram direcionadas a sua gestão e sua postura enquanto prefeito de Mogi das Cruzes. Problemas na Saúde e no Saneamento, por exemplo, foram usados para questionar as entregas citadas durante a sua campanha eleitoral e publicações em suas redes sociais, bem como imagens de seu gabinete, foram usadas para atacar a maneira com que Caio age enquanto prefeito.
Valverde, por sua vez, também recebeu diversas críticas dos adversários. Sua meta para o orçamento municipal, por exemplo, teve a credibilidade e viabilidade questionadas pelos adversários. Além disso, Valverde também foi criticado pela sua atuação na política da cidade.
Em diferentes momentos do debate, vale ressaltar, tanto Valverde quanto Caio Cunha foram acusados de “machismo” pela candidata do PL, que disse que estava sendo atacada e menosprezada por ser a única mulher presente. Os candidatos, entretanto, negaram as acusações.
Conclusão do debate
Após os quatro blocos, os candidatos tiveram dois minutos para apresentar suas considerações finais sobre a ação. O Diário realizou uma transmissão ao vivo com os três candidatos participantes. Assista:
Nas considerações, entretanto, os candidatos lamentaram que houve pouco espaço para propostas na ação, que acabou sendo consolidada, em sua maioria, pelos ataques e provocações. Ainda assim, todos elogiaram a iniciativa promovida pela TV Diário e ressaltaram a importância do debate para o processo democrático.
O debate da TV Diário foi o último confronto direto entre os candidatos. O primeiro turno das eleições municipais de 2024 acontece agora, no próximo domingo (6). Caso o pleito não seja decidido no data, um segundo turno será realizado com os dois candidatos mais votados, com a nova votação sendo realizada no dia 27 de outubro.