Diário Logo

Mara Bertaiolli define Gilberto Ito como secretário de Segurança Pública

Anúncio ocorreu na noite desta terça-feira (26/11) e também definiu Thais Fernanda Nascimento para o cargo de secretária-adjunta

26 de novembro de 2024

Mara Bertaiolli e Gilberto Ito | Reprodução/Instagram

Reportagem de: Fabio Pereira

A prefeita eleita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli (PL), anunciou, na noite desta terça-feira (26/11), o nome de Gilberto Ito como secretário municipal de Segurança Pública, além de Thais Nascimento, a primeira mulher a comandar a Guarda Civil Municipal (GCM) no Alto Tietê, que irá compor a pasta exercendo o cargo de secretária-adjunta.

Ao lado do vice-prefeito eleito, Téo Cusatis (PSD), Mara já havia anunciado, em outubro, o nome de Maira Cusatis – esposa de Téo – para atuar à frente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes. Com a confirmação de Ito à frente da Secretaria de Segurança Pública, outros três nomes do alto escalão da gestão eleita para o mandato (2025-2028), já foram definidos: Darly Carvalho, Maria Cervan e, agora, Thais Nascimento.

Quem são os secretários?

Atuando junto à Polícia Militar (PM) há 30 anos, o tenente-coronel Gilberto Ito assumiu o 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano em 2023, e, à época, era o responsável direto pelas ações da corporação em Suzano, Poá e Ferraz de Vasconcelos. 

Gilberto Ito assumiu, recentemente, o 17º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, responsável pelo patrulhamento nas cidades de Mogi das Cruzes, Guararema, Biritiba Mirim e Salesópolis. À época, ele entrou no lugar de Joel Chen, candidato a vice-prefeito pela chapa do atual chefe do Executivo mogiano, Caio Cunha (Podemos), derrotado nas eleições municipais de 2024. 

A transferência gerou polêmica em meio à disputa eleitoral, em setembro, e foi definida por Caio Cunha como “baixaria, jogo baixo e deslealdade”. À época, procurada pela redação de O Diário, a assessoria de Mara Bertaiolli disse que não iria se manifestar. Já a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), destacou, em nota, que a medida “foi determinada obedecendo os princípios da impessoalidade, legalidade e eficiência na administração pública, assim como todas as movimentações na Instituição”.

LEIA TAMBÉM

Já Thais Fernanda do Nascimento, de 41 anos, que nasceu em Caraguatatuba – localizada no litoral norte do Estado de São Paulo. Veio à Mogi das Cruzes ainda criança. Alcançou, durante a gestão do ex-prefeito Marcus Melo,  um marco significativo na história da região ao se tornar a primeira mulher do Alto Tietê a assumir o cargo de comandante geral da Guarda Civil Municipal (GCM).

LEIA TAMBÉM

Veja Também