Mogi-Bertioga é temporariamente interditada após ‘alto volume de chuva’
CNL disse que o volume de chuva registrado superou o "considerado seguro para operação do trecho" e recomenda que usuários usem o Sistema Anchieta/Imigrantes
04/01/2026 10h24, Atualizado há 2 dias
Interdição na Serra Mogi-Bertioga na manhã deste domingo (04). Foto: Governo de São Paulo/Divulgação
O trecho de serra entre os km 77 e 98 da Mogi-Bertioga (SP-098) amanheceu temporariamente interditado neste domingo (4). Segundo a Concessionária Novo Litoral (CNL), o bloqueio da pista se deu por conta do volume de chuva. Não há previsão de liberação do trecho, por enquanto.
Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
Em nota, a CNL informou que a medida foi tomada “por questão de segurança ao usuário” e que, nas últimas 72h, a região chegou a registrar aproximadamente 200 milímetros de chuva, “índice acima do considerado seguro para operação do trecho da serra”.
De acordo com o Diretor de Operações e Engenharia, Augusto Schein, foi realizado um estudo para mapear áreas de risco e estruturar um plano de ações voltado à minimização de impactos, especialmente durante o período chuvoso.
“O trabalho consistiu em acompanhar de perto a estabilidade das encostas, por meio de inspeções técnicas e sistemas de monitoramento, permitindo a identificação precoce de qualquer alteração. O fechamento de forma preventiva garante a segurança do usuário”, explica.
Ainda no comunicado divulgado pela concessionária, equipes seguem realizando o monitoramento das condições climáticas e da rodovia. O processo consiste em inspeções nas encostas, com o objetivo de liberar o tráfego “o mais rapidamente possível, sempre de forma segura”.
A recomendação da administração da pista é que os usuários que estejam planejando pegar a estrada utilizem o Sistema Ancheita/Imigrantes para fazer o retorno. A Ecovias, concessionária do sistema, implantou a Operação Subida 2×8 nesta manhã para facilitar o retorno dos motoristas vindos do litoral. A interligação Planalto está interditada devido à neblina no sentido Litoral.
De acordo com a concessionária, as condições são favoráveis nos demais trechos sob concessão, com chuva no trecho de planalto e na serra, e chovendo na interligação.
Segundo as estimativas antes do início do feriado de fim de ano, mais de 2,8 milhões de veículos devem passar pelas rodovias de Mogi das Cruzes, sendo a maior parte deles na Mogi-Bertioga.