Diário Logo

Mogi recebe programa Sabor São Paulo e Festival Gastronômico neste final de semana

Além da oferta de comidas e pratos especiais, evento também contará com atrações musicais e um workshop para profissionais da gastronomia e do turismo

6 de novembro de 2024

Sabor São Paulo será realizado no Parque Leon Feffer | Divulgação/PMMC

Reportagem de: O Diário

O parque Leon Feffer, em Mogi das Cruzes, recebe neste final de semana uma edição do programa Sabor São Paulo. Na sexta-feira (8), profissionais da gastronomia e do turismo participam de um workshop de capacitação. Já no sábado (9), das 11h às 17h, será realizado o Festival Gastronômico Sabor de São Paulo aberto ao público, com comidas, bebidas e atrações musicais.

O Sabor de São Paulo pertence ao programa de valorização da gastronomia paulista da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. A iniciativa apresenta as potencialidades gastronômicas, pontos turísticos e restaurantes das regiões que integram a Rota Gastronômica.

A ação em Mogi das Cruzes começa com a apresentação para jornalistas, influenciadores e agentes de turismo pontos de interesse entre restaurantes, cervejarias, queijarias, produtores de embutidos artesanais e de mel.

Na sexta-feira, profissionais da gastronomia e do turismo participam de um workshop, em que serão abordados temas como turismo de experiência, turismo rural, atendimento ao cliente, entre outros. Uma aula-show do padrinho desta rota, o chef Henrique Yukio Ide, encerra a tarde.

No sábado, o Festival Gastronômico Sabor de São Paulo é a atração do Parque Leon Feffer, com entrada gratuita. Entre os produtores presentes, o Pub do Mato, instalado em Mogi das Cruzes, apresenta suas cervejas e embutidos de produção própria. O Capril do Bosque, de Joanópolis, bastante conhecido no interior pela qualidade e diversidade de seus produtos, mostra queijos feitos com leite de cabra.

A Fazenda 3 Sinos, de Pedra Bela, também leva queijos, mas feitos com leite de vaca. Há desde os tradicionais frescal e meia cura, até os inspirados no macio e adocicado gouda, por exemplo. Da cidade de Bragança Paulista, o Famosa Linguiça comercializa suas linguiças artesanais já conhecidas por turistas que passam pela região.

De Arujá, a Fazenda Arujabel leva palmito, mel, castanha portuguesa e azeite de oliva. A Brasileira Mel, do município de Guararema, vende mel, própolis e pólen. Já o Engenho do Salto, da mesma cidade, convida o público a degustar suas cachaças. A Cevejaria Kalevala, de Pinhalzinho, mostra alguns dos rótulos produzidos em sua fábrica. Enquanto Meu Pottop, de Guarulhos, apresenta antepastos e geleias.

Entre os restaurantes, marcam presença os restaurantes Muvuca Caipira, de Pedra Bela, Villa Girardi, de Arujá, e O Caipira, de Pinhalzinho.

O parque Leon Feffer fica na avenida Valentina Mello Freire Borenstein, s/n, no distrito de Brás Cubas.

Veja Também