Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Obras na ‘Rotatória do Habib’s’, em Mogi, chegam a 10,51% do cronograma, diz prefeitura

Até o momento, foram concluídos os trabalhos de sondagem e mapeamento de interferências

Por O Diário
20/11/2024 10h18, Atualizado há 11 meses

Intervenções estão sendo realizadas pela Construtora Kamilos | Divulgação/PMMC

As obras de transformação na rotatória da Praça Kazuo Kimura, conhecida como Rotatória do Habib’s, em Mogi das Cruzes, em um novo sistema viário, avançaram nas últimas semanas e atingiram 10,51% do cronograma. Atualmente, estão sendo realizadas as estacas e a soldagem das vigas metálicas das pontes, além da chegada de materiais para o início das obras estruturantes. O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (SMIU).

Até o momento, foram concluídos os trabalhos de sondagem e mapeamento de interferências no local. O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) identificou as redes de água e esgoto presentes no subsolo da área, o que permite que as equipes realizem a movimentação de terra sem o risco de danificar as infraestruturas existentes.

As intervenções estão sendo realizadas pela Construtora Kamilos, com um investimento de R$ 5.948.827,74, recursos provenientes do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) e contrapartida municipal. O contrato tem um prazo de seis meses para execução. A expectativa é que as obras melhorem a fluidez do tráfego na região, que recebe cerca de 90 mil veículos por dia.

O projeto foi desenvolvido com base em estudos de viabilidade técnica, impacto viário e simulações de tráfego, e todas as licenças necessárias foram obtidas, incluindo a autorização do DAEE para as obras de transposição do Córrego Lavapés.

Alterações no tráfego

A ‘Rotatória do Habib´s’ será transformada em um cruzamento semaforizado. As conversões à esquerda para veículos na Avenida Francisco Rodrigues Filho, com destino às Avenidas Manoel Bezerra de Lima Filho e Yoshiteru Onishi, serão proibidas. Esses movimentos de tráfego serão viabilizados por uma nova via que ligará a Rua Professor Ismael Alves dos Santos à Avenida Yoshiteru Onishi.

Outra mudança importante será a transposição do Córrego Lavapés, que será construída na altura da Rua Newton Straube, permitindo a saída de veículos da Vila Nova Mogilar em direção ao Centro Cívico. Uma segunda transposição será construída na altura da nova via, facilitando o acesso de motoristas à Vila Nova Mogilar ou às proximidades da Fatec.

A primeira etapa do projeto foi concluída entre 2021 e 2022 com a construção da Rua Marcelo Cajá, que conecta a Rua Professor Ismael Alves dos Santos à Avenida Yoshiteru Onishi, já liberada para tráfego desde 18 de julho.

As intervenções também têm como objetivo melhorar a segurança e a acessibilidade para os pedestres da região.

Mais noticias

Parque Centenário recebe evento de combate ao trabalho infantil

CNL realiza ação para esclarecer dúvidas sobre pedágio eletrônico em Mogi

Homens são presos após tentativa de assalto no Terminal Geraldo Scavone

Veja Também