Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Parque Airton Nogueira, em Mogi, terá foco na prática esportiva; veja imagens do projeto

Em entrevista exclusiva ao O Diário, secretário Cláudio Rodrigues detalhou as estruturas do novo parque, que conta com mais de R$ 10 mi em investimentos e deve ser entregue em julho deste ano

27 de maio de 2024

Segundo o secretário, parque terá espaços para toda a família | Divulgação

Reportagem de: Fabricio Mello

Com diversas quadras de esporte, espaço para pets, para crianças e para os idosos, o Parque Airton Nogueira – o novo parque de Mogi das Cruzes – deve ser entregue em julho deste ano, segundo informações da administração municipal. Com R$ 10,8 milhões em investimentos, o equipamento terá quase 140 mil m² e será voltado para a prática esportiva (veja as imagens a seguir).

O secretário de urbanismo Cláudio Rodrigues detalhou, em uma entrevista exclusiva ao O Diário, as estruturas presentes no Parque Airton Nogueira. Segundo ele, o projeto levou em consideração as demandas da população através do Participa Mogi. “Ele é muito inspirado no centro esportivo que tem no Rodeio. A gente está trazendo para cá [o Parque Airton Nogueira] muitas das atividades que são demandadas lá”, explicou.

A entrada do parque estará localizada na Avenida Antônio de Almeida, com acesso para pedestres, ciclistas e motoristas. De acordo com o Rodrigues, o equipamento terá 120 vagas para carros e quatro para ônibus.

“A gente também tem esse caráter de trazer, por ser esportivo, as crianças que estão nas escolas dos bairros mais afastados para fazer a prática esportiva ao longo da semana. Esse é o segredo: ele vai ser muito demandado pela comunidade local, que mora na região, mas a gente também quer trazer as crianças de Taiaçupeba, da Chácara Guanabara, de Jundiapeba, do Botujuru, para vir fazer uma integração esportiva aqui.”

Após a estrutura do estacionamento, os primeiros equipamentos com os quais os visitantes terão contato serão a área administrativa do parque, com base da Guarda Civil Municipal e um espaço para a Secretaria Municipal de Esportes. Outro ponto destacado pelo secretário é que o parque contará com monitoramento por câmeras.

O parque é dividido em algumas subáreas. A primeira delas, voltada para as crianças, contará com playground e com espaços para os pais e responsáveis, como uma praça e a Academia da Terceira Idade (ATI). A preocupação do projeto, de acordo com o secretário, é que o espaço desenvolva o “livre brincar” das crianças, estimulando o contato dos pequenos com o meio ambiente e com a natureza – além de brinquedos estruturados, como o escorregador e as balanças.

Além do espaço para as crianças, o parque contará com um campo de futebol, duas quadras de areia, duas quadras poliesportivas, duas mini quadras de basquete e uma área destinada à prática de parkour. 

Todos os espaços do parque, ainda segundo Rodrigues, são circulados pela pista de caminhada e de ciclovia, permitindo uma integração entre as diversas áreas do equipamento. No projeto, também é possível ver bancos e bebedouros espalhados pelo parque.

Outro ponto destacado pelo projeto é um espaço destinado aos pets. O Parque Airton Nogueira terá um “parcão”, um local para os animais de estimação e seus tutores interagirem e brincarem, similar ao Play Pet, inaugurado no início de março.

“É um parque para a família. Você vê que a gente tem diferentes faixas etárias que vão ser contempladas: desde a primeiríssima infância, de 0 a 3 anos, onde a criança está tendo o seu desenvolvimento motor; para as crianças maiores, com brinquedos mais elaborados; para os jovens, com espaços e quadras esportivas; e a convivência da família, da terceira idade e para os animais. É um parque completo.”

Sustentabilidade

Segundo o secretário, o projeto do parque visa, além da prática esportiva, a integração da sociedade com o meio ambiente. Localizado na região de várzea do rio Tietê, o parque conta com uma grande região arborizada em seu entorno.

Além da preservação da vegetação do local, o parque conta com algumas estruturas como pisos de concreto drenante e placas fotovoltaicas para produção de energia solar.

Veja Também