Prefeitura realiza nova retirada de resíduos no Córrego do Gregório, em Brás Cubas
Limpeza ocorreu após flagrante de um morador, divulgado pelo O Diário nesta semana; serviço foi concluído nesta quarta-feira (17)
18/12/2025 10h25, Atualizado há 2 horas
Córrego após os serviços de limpeza | Foto: Arquivo pessoal
Após O Diário noticiar, nesta semana, um flagrante de acúmulo de resíduos no Córrego do Gregório, no distrito de Brás Cubas, em Mogi das Cruzes, a Prefeitura informou que, nesta quarta-feira (17), esteve no local e concluiu a retirada do material que ainda permanecia no curso d’água.
Segundo a administração municipal, o córrego havia passado recentemente por serviços de limpeza e desobstrução. Entre os dias 26 de novembro e 6 de dezembro, foram removidas 1.082 toneladas de sedimentos ao longo do curso d’água. As ações fazem parte da frente de trabalho voltada à prevenção e preparação da cidade para o período de chuvas.
Apesar disso, um novo acúmulo de resíduos foi flagrado por um morador da região. O registro foi feito por Luis Ochoski, de 42 anos, que passava pelo local quando percebeu a presença do material. Ele relatou que havia tomado conhecimento, inclusive por meio de informações oficiais, de que a limpeza do córrego já estava concluída.

- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
Em resposta ao flagrante, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria informou que o Córrego do Gregório foi desobstruído em uma extensão total de 780 metros e que o trecho retratado nas imagens não integrava essa frente de trabalho. Ainda assim, a pasta afirmou que equipes seriam enviadas ao local para realizar a remoção dos resíduos. Os serviços foram finalizados nesta quarta-feira.


Após a nova intervenção, Luis afirmou que o ponto foi atendido e já apresentava melhora, o que trouxe mais tranquilidade aos moradores.