Procon notifica CNL para prestar esclarecimentos sobre isenção do pedágio na Mogi-Dutra
Após início da cobrança, órgão recebeu reclamações sobre falta de informações relacionadas aos métodos de pagamento; além disso, Procon apontou para possíveis casos de cobrança duplicada
04/11/2025 17h08, Atualizado há 8 dias
Cobrança teve início no dia 1º de novembro | Divulgação/PMMC
O Procon de Mogi das Cruzes informou que notificou, na última segunda-feira (3/11), a Concessionária Novo Litoral (CNL) para prestar esclarecimentos sobre a isenção da cobrança do pedágio na rodovia Pedro Eroles, a Mogi-Dutra (SP-088), aos motoristas que circulam dentro da cidade, especificamente entre a região central e o distrito do Taboão.
De acordo com a administração municipal, a isenção foi oficialmente anunciada pelo presidente da CNL, João Couri, na última semana, em entrevista a uma emissora de TV local. O documento de notificação dá o prazo de sete dias para a empresa prestar esclarecimentos sobre os procedimentos adotados para a cobrança e a garantia de informações claras e precisas aos usuários da rodovia.
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- O Diário entrou em contato com a CNL solicitando uma nota de posicionamento, mas não houve retorno até o fechamento da reportagem.
ATUALIZAÇÃO ÀS 18H34:
- Em nota, a concessionária informou que ainda não foi notificada e, assim que receber o documento, vai apresentar as argumentações pertinentes.
Segundo a prefeitura, “a ausência de transparência com relação aos valores cobrados pela empresa e a falta de informações sobre os meios de pagamento disponíveis para os usuários, bem como casos de isenção e descontos na tarifa, podem configurar infração grave ao Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal 8.078/90) e acarretar penalidade à concessionária”.
“Desde o início da cobrança, neste final de semana, o Procon está registrando diversas reclamações de motoristas que estão com dúvidas sobre o formato de cobrança e valores aplicados”, explicou o coordenador do Procon de Mogi das Cruzes, Álvaro Nicodemus Sanvido.
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O coordenador do Procon realizou o percurso na segunda-feira com o veículo oficial do órgão e teve a cobrança de pedágio registrada pelo sistema da concessionária, ainda que tenha trafegado somente no perímetro municipal.
“Circulamos dentro da cidade, no perímetro que, segundo o presidente da CNL, seria isento, e recebemos a cobrança. Também recebemos reclamações de motoristas que estão sendo tarifados para se deslocar dentro da cidade”, disse.
“No auto de notificação, solicitamos informações sobre as declarações prestadas pelo presidente da concessionária, os critérios e mecanismos técnicos que garantiriam a isenção do pagamento, conforme anunciado pela empresa”, reforçou Nicodemus.
O documento também pede esclarecimentos sobre os meios de pagamento disponíveis para os motoristas e a existência de locais físicos em Mogi para o pagamento do pedágio. A concessionária deverá informar ainda a estrutura tarifária e a metodologia de cálculos aplicados para a cobrança no sistema free flow na Mogi-Dutra.
Questionamentos
Pontos de cobrança do pedágios, valores, prazos, formas e meios de pagamento e critérios de cobrança também foram solicitados pelo Procon à concessionária, além dos meios de comunicação e canais de contato para o consumidor tirar dúvidas e registrar reclamações.
O Procon de Mogi também aponta para possíveis casos de cobrança indevida:
“Questões como a cobrança em duplicidade, dificuldades para regularização pelos motoristas que não possuem as chamadas tags e a ausência de informações claras sobre valores cobrados também são preocupações do Procon e o órgão já está recebendo contatos de motoristas e moradores da cidade sobre estes temas”, complementou o coordenador.
Os consumidores de Mogi das Cruzes podem solicitar orientações e registrar reclamações no Procon, pelo telefone 4798-5090 (de segunda a sexta, das 8h às 17h), ou pelo e-mail [email protected].