Queda de energia elétrica afeta abastecimento de água em bairros de Mogi das Cruzes
Segundo a prefeitura, dezenas de bairros foram afetados pela interrupção; abastecimento já foi retomado, mas normalização ainda deve demorar

Unidade Semae de Mogi das Cruzes | Júlio Nogueira/Semae
Reportagem de: O Diário
Após uma queda de energia elétrica na estação de captação de água do Semae, vários bairros de Mogi das Cruzes amanheceram com o abastecimento de água prejudicado. Segundo o comunicado da prefeitura divulgado nesta terça (27), locais como Jundiapeba, Real Park Tietê, Residencial Itapeti, Jardim Aracy, Vila Panorama, Centro Cívico, Vila Mogilar, Vila Nova Mogilar e Socorro ainda estão sendo afetados pela interrupção.
A interrupção de fornecimento de energia pela EDP, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no Alto Tietê, aconteceu entre às 17h e 20h desta segunda-feira (26). Sem a eletricidade, a captação e o tratamento de água na estação do Semae foram paralisadas, o que gerou, consequentemente, o esvaziamento de reservatórios e o desligamento de bombas de distribuição de água.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.
O abastecimento já foi retomado, ainda de acordo com o comunicado divulgado, “mas a normalização do serviço leva um pouco mais de tempo devido à necessidade de reiniciar a captação e o tratamento da água, estabilizar a pressão, encher os reservatórios e retomar a distribuição“.
Prefeitura cobra EDP
A queda de energia foi causada, segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por uma “suspensão sem aviso prévio” por parte da EDP. “Esta não é a primeira vez que a EDP causa transtornos para os mogianos. A concessionária já sofre uma Ação Civil Pública, por parte da Prefeitura, por problemas na fiação elétrica e riscos à população“, diz o comunicado.
Também na nota, o diretor-geral do Semae, José Luiz Furtado, avisou que a autarquia irá cobrar um posicionamento da EDP sobre o episódio.
A redação do O Diário procurou a EDP e questionou a concessionária sobre a interrupção do fornecimento de energia. Em nota, a empresa informou que registrou uma ocorrência emergencial na rede elétrica que abastece a estação do Semae no bairro de Cesar de Sousa, em Mogi das Cruzes, na noite de ontem.
“Imediatamente, manobras no sistema elétrico foram realizadas, conforme a ordem de priorização no atendimento aos serviços essenciais e, em paralelo, uma equipe técnica foi encaminhada ao local para a realização dos reparos necessários e normalização do fornecimento de energia”, explica a nota.