Saiba o que pode mudar em Mogi das Cruzes com a concessão da Linha 11-Coral
Governo do Estado de São Paulo prevê reformas nas quatro estações do município, além da chegada do trem ao distrito César de Souza

Trem da CPTM | Geovanna Albuquerque – O Diário
Reportagem de: O Diário
Após o leilão de concessão da Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que ocorrerá no dia 28 de março (sexta-feira), na Bolsa de Valores (B3), o governo estadual prevê uma série de melhorias relacionadas ao transporte sobre trilhos para Mogi das Cruzes.
Entre as adaptações previstas, estão a reconstrução e modernização das estações Estudantes, Jundiapeba, Brás Cubas e Mogi das Cruzes. Além disso, está prevista a chegada do trem até ao distrito de César de Souza, uma reivindicação antiga dos moradores da cidade. A medida, porém, deve ser finalizada até 2032.
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De acordo com o projeto do Estado, a unidade será construída entre os bairros Jardim Bela Vista e Vila Paulicea. Outras previsões do projeto destacam que as viagens na Linha 11-Coral ocorram a cada três minutos, com capacidade para atender, em média, 696 mil pessoas em dias úteis até 2040.
As medidas de reforma das estações já existentes, além da construção da Estação César de Souza, conforme confirmado pela administração municipal, deverá receber R$ 1,6 bilhão nas áreas de acessibilidade, mobilidade urbana e segurança. As melhorias foram confirmadas pelo secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, durante reunião com a prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli (PL), ainda em fevereiro.
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Somente para a reconstrução e reformas nas quatro estações de Mogi das Cruzes, estão previstos R$ 465 milhões em investimentos. As obras incluirão acessibilidade e segurança para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, revitalização de sanitários e demais instalações, além de melhoria nas rotas de integração com terminais urbanos.
Em Jundiapeba, o planejamento prevê a reconstrução da estação do Distrito e o fim da passagem em nível, com a implantação de um novo túnel para a passagem de veículos sob a linha férrea, além de uma passarela destinada aos pedestres. A passarela permitirá tanto o acesso à estação quanto a transposição da via em área não paga.
Já em Braz Cubas, a atual passagem em nível da avenida Valentina Mello Freire Borenstein também vai acabar. Será construída uma nova alça para o viaduto Professor Argeu Batalha, conectando-o à avenida Anchieta no sentido do Centro da cidade. Também será construída uma passarela destinada a pedestres no local da atual passagem em nível
A passagem em nível que conecta as avenidas Almerinda Villela Ferreira e Anchieta, localizada a cerca de 400 metros da Estação Braz Cubas, será substituída por uma nova passarela.
Já na altura da Vila Industrial, a passagem em nível da avenida Cavalheiro Nami Jafet será substituída por um novo viaduto que permitirá a passagem de veículos e pedestres, conectando a avenida à rua Professor Flaviano de Melo. Já na rua Presidente Campos Salles, a passagem em nível dará lugar a uma nova passarela e um novo viaduto para veículos leves.
César de Souza
Já a extensão da Linha 11-Coral até o distrito de César de Souza terá extensão de 4,4 quilômetros e representará R$ 566 milhões em investimentos, com a implantação de uma nova estação a 30 metros da avenida Ricieri José Marcatto.
Ela funcionará próxima ao prédio histórico da antiga estação de César de Souza, com aproveitamento e compartilhamento da faixa de domínio utilizada atualmente pela empresa MRS no distrito.
Atualmente, existem outras duas passagens em nível no trecho de expansão localizado entre a Estação Estudantes e o distrito de César de Souza. Na avenida Manoel Bezerra Lima Filho, o dispositivo será substituído por um novo viaduto, que será construído pela empresa concessionária, com investimento de cerca de R$ 23 milhões.
Já na avenida Ricieri José Marcatto, a passagem em nível dará lugar ao viaduto César de Souza, cuja construção está em andamento, como parte das obras do Corredor Nordeste.