Asilo clandestino em Suzano operava com medicamentos vencidos e odor de urina nos ambientes
Vigilância Sanitária identificou, ainda, a inexistência de documentação, prontuários médicos e equipe capacitada, além do uso de água de poço sem comprovação de potabilidade

Caso foi registrado na Delegacia de Suzano | Foto: Reprodução/Google Maps
Reportagem de: Fabio Pereira
Falta de alimentos, medicamentos vencidos e forte odor de urina nos ambientes foram algumas das condições encontradas em uma casa de repouso clandestina interditada na última quinta-feira (5/6), em Suzano. O local, situado na Estrada dos Fernandes, abrigava 13 idosos em situação degradante. Um casal, de 47 e 50 anos, foi preso em flagrante por maus-tratos.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.
De acordo com a Prefeitura de Suzano, durante a ação, iniciada às 9h e encerrada com a interdição do imóvel às 19h, a equipe da Vigilância Sanitária identificou ainda a inexistência de documentação, prontuários médicos e equipe capacitada, além do uso de água de poço sem comprovação de potabilidade.
Ainda segundo a administração municipal, no asilo clandestino, havia remédios controlados sem prescrição médica atualizada, alimentos fora do prazo de validade e instalações físicas insalubres, com fiação elétrica exposta, iluminação insuficiente e ausência de itens básicos de higiene.
O ambiente também apresentava falhas graves de acessibilidade, mobília danificada, pontos rústicos em paredes e tetos, área de manipulação de alimentos inadequada e animais circulando pelas dependências. A Secretaria de Saúde informou que, diante do cenário, foi determinada a interdição total do local, além da inutilização de alimentos e medicamentos irregulares.
Dos 13 idosos encontrados no asilo, oito foram acolhidos pela Prefeitura de Suzano e cinco foram retirados por familiares ainda no local. Nesta sexta-feira (6/6), três dos idosos já deixaram o abrigo municipal com seus respectivos parentes. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social segue em busca de contato com os demais familiares.
O casal responsável pelo local foi encaminhado à Delegacia de Suzano, onde o caso foi registrado. A Polícia Civil investiga o crime de maus-tratos a idosos.