Diário Logo

O Diário Logo

Conheça os pré-candidatos à Prefeitura de Suzano nas eleições municipais de 2024

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro

10 de julho de 2024

Pedro Ishi, Gerice Lione, Tiago Campos, Caian Zambotto e Walmir Pinto já foram confirmados como pré-candidatos | Reprodução

Reportagem de: Fabio Pereira

Com a proximidade das eleições municipais, o cenário político de Suzano ganha destaque devido à confirmação dos pré-candidatos que poderão disputar o cargo de chefe do Poder Executivo suzanense. Entre os principais postulantes, destacam-se o vereador Pedro Ishi (PL), a também vereadora Gerice Lione (Podemos), o atual vice-prefeito da cidade, Walmir Pinto (PV), o administrador Tiago Campos (PRTB) e o advogado Caian Zambotto (PSOL).

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro. Já o segundo turno, se necessário, deve ocorrer no dia 27 do mesmo mês. A votação será aberta a partir das 8 horas, considerando o horário de Brasília, com encerramento às 17 horas.

LEIA TAMBÉM

Pedro Ishi (PL)

O suzanense Pedro Charles Shirakawa Ishi, de 33 anos, faz parte do grupo de vereadores do município. Eleito em 2020, com 3.437 votos, também atuou como secretário municipal de Saúde na gestão do atual prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), entre os anos de 2021 e 2024.

Ele permaneceu no cargo até fevereiro deste ano, mês em que se desincompatibilizou da pasta e retornou à Câmara Municipal de Suzano. Ishi também atuou como assessor estratégico da Secretaria Municipal de Saúde. É casado com a suzanense Débora Raffoul, de 37 anos, e tem dois filhos.

Pedro Ishi tem 33 anos, já foi secretário de Saúde de Suzano e, atualmente, atua como vereador na cidade.

Gerice Lione (Podemos)

Gerice Lione, de 45 anos, também é vereadora e atuou na Polícia Militar por 19 anos. Atualmente, está em sua segunda legislatura, tendo sido eleita em 2020 com 3.236 votos, número que garantiu a 4ª posição entre os vereadores mais votados naquele ano. Em 2016, participou das eleições para vereador, sendo eleita com 1.813 sufrágios. Já em 2019, tornou-se a primeira mulher a presidir a Câmara de Suzano.

Walmir Pinto (PV)

Walmir Pinto, de 63 anos, é, atualmente, vice-prefeito de Suzano. Ele também ocupou o cargo de secretário municipal de Cultura entre os anos de 2017 e 2024. Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário Braz Cubas, em Artes Cênicas pela Escola Proscênio de Teatro e em Gestão Pública de Cultura pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), ele possui uma extensa carreira na política regional.

Tiago Campos (PRTB)

Tiago Campos, de 40 anos, nasceu em São Paulo. Formado em Administração, atua na Prefeitura de Suzano há 17 anos. 

Cain Zambotto (PSOL)

Caian Zambotto, de 31 anos, é advogado, casado e pai de três filhos. Atuou como assessor jurídico da Santa Casa de Suzano.Também é diretor jurídico do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste). O jovem concorrerá ao cargo de chefe do Executivo municipal pela primeira vez. 

Veja Também