Diário Logo

Em março, o governo anunciava o trem até César de Souza e bebê de Suzano lutava contra câncer raro

Em março, Pedro Bin, de Suzano, iniciava a luta contra câncer raro, o governo anunciava trem até César de Souza e a dengue seguia assolando o Brasil

22 de dezembro de 2024

Trem da Linha 11-Coral | Divulgação CPTM

Reportagem de: Vitor Gianluca

A Retrospectiva 2024 de O Diário segue com os principais manchetes do ano. Em março, a epidemia de dengue tomava conta do Brasil e da região Alto Tietê. Enquanto isso, a confirmação da expansão da Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até o distrito de César de Souza, em Mogi. Na Câmara Municipal de Mogi, os professores ganharam o direito de vetar o uso de aparelhos celulares nas salas de aula.

Confira agora os principais destaques do terceiro mês deste ano, na Retrospectiva 2024 de O Diário.

1. Mogi das Cruzes ultrapassa mil casos de dengue

Em apenas 78 dias, Mogi das Cruzes ultrapassou a marca de mil casos de dengue confirmados. A informação foi confirmada pela prefeitura, que na segunda-feira (18/03), já contabilizava 1.021 casos. O fato é curioso em comparação ao ano de 2023, quando foram confirmados apenas 64 casos em todo o município. O cenário refletiu a grave epidemia que tomou conta de várias cidades do Alto Tietê e do Brasil, reforçando a importância da participação da população nas medidas preventivas.

Vale destacar que no meio de dezembro, o número de casos da cidade ultrapassou 18,8 mil casos confirmados em 2024.

Mosquito Aedes aegypti | Divulgação
Mosquito Aedes aegypti | Divulgação

2. Linha 11-Coral da CPTM terá trem até César de Souza, em Mogi

Uma notícia animadora para os moradores de Mogi das Cruzes foi a expansão da Linha 11-Coral da CPTM, que terá uma nova extensão até o bairro de César de Souza. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o deputado André do Prado, anunciou na quinta-feira (14/03) que o governo do Estado incluirá, em leilão, a estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) no distrito de César de Souza, em Mogi das Cruzes. O anúncio foi confirmado após a realização de um evento na sede do Consórcio de Desenvolvimento do Alto Tietê (Condemat) que, na ocasião, também tratou sobre outros investimentos viários e ferroviários para a região.

3. Walter Argentino morre aos 71 anos

O mês de março também foi marcado por uma perda de Walter Argentino, personalidade conhecida em Mogi das Cruzes, faleceu aos 71 anos. Walter faleceu na madrugada do dia 6, aos 71 anos de idade. Ele estava internado desde o Carnaval por conta de uma infecção generalizada, mas não resistiu. Filho de Antônio Argentino e Berta Argentino, Walter era proprietário da loja de roupas Bonani, em Mogi das Cruzes. Ele deixa três filhas e seis netos

Ele deixa três filhas e seis netos | Reprodução
Ele deixa três filhas e seis netos | Reprodução

4. Com Tarcísio presente, Suzano anuncia início das obras da Fatec

Em março, a cidade de Suzano oficializou um novo campus da Faculdade de Tecnologia (Fatec), que será construído entre as avenidas Paulista e Mogi das Cruzes, situadas no Jardim Monte Cristo. O anúncio da autorização das obras ocorreu no dia 9 de março, durante a entrega de 480 apartamentos no Conjunto Vila Ravena que, na ocasião, foi acompanhada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), além do prefeito do município, Rodrigo Ashiuchi (PL), e da superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, entre outras autoridades estaduais e municipais. 

Rodrigo e Larissa Ashiuchi ao lado do governador Tarcísio de Freitas | Wanderley Costa – Secop Suzano.

5- Mogi aprova lei que permite professor vetar uso de celular durante a aula

No dia 26 de março, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Lei nº 183/2023, criado pelo vereador Otto Rezende (PSD), que coloca sob responsabilidade do professor o uso ou não de aparelhos celulares em sala de aula das escolas municipais.

Vereador Otto Rezende (PSD) | Divulgação/Câmara Municipal de Mogi das Cruzes.
Vereador Otto Rezende (PSD) | Divulgação/Câmara Municipal de Mogi das Cruzes.

6- Com leucemia mieloide aguda, família de Suzano buscava doador de medula óssea para bebê de 1 ano

Ao ser diagnosticado com Leucemia Mieloide Aguda (LMA), responsável por afetar o sangue, Pedro Bin Oliveira, um bebê de um ano, morador de Suzano, região Metropolitana de São Paulo, entrou na fila por um doador de medula óssea. Ele foi internado no dia 17 de janeiro e permanece no Hospital Salvalus Mooca.

Meses depois, Pedro passou por um transplante de medula óssea em julho, doada pelo próprio pai, e hoje está em fase de remissão da doença, dando início a uma nova etapa em sua vida.

Pedro Bin Oliveira foi internado no dia 17 de janeiro e permanece no Hospital Salvalus Mooca | Reprodução
Em dezembro, Pedro Bin Oliveira comemorou o sucesso da cirurgia | Reprodução

7- Acidente na Mogi-Salesópolis entre dois ônibus deixa ao menos 19 feridos

No dia 11 de março, dois ônibus se chocaram em frente à Escola Estadual Dr. Sentaro Takaoka. A lista de vítimas subiu de oito para 19, apesar do susto, nenhuma fatal. Assista o vídeo abaixo e relembre do momento preocupante.

Retrospectiva de O Diário

Continue acompanhando o canal Retrospectiva 2024 para reviver as principais manchetes que marcaram cada mês. Caso ainda não tenha conferido as edições anteriores, leia também os destaques de janeiro e fevereiro e fique por dentro do que movimentou o Alto Tietê e região ao longo deste ano.

Leia também:

Veja Também