Diário Logo

Técnico do Mogi Basquete revela segredo da classificação para os playoffs

Segundo o treinador, a virada de chave durante a viagem para o Rio de Janeiro, contra o Botafogo

10 de abril de 2024

Fernando Penna, técnico do Mogi Basquete | Suelenn Ladessa.

Reportagem de: Vitor Gianluca

Em uma temporada cheia de altos e baixos, o Mogi das Cruzes Basquete foi buscar de maneira heróica a classificação para os playoffs do Novo Basquete Brasil (NBB), no Ginásio Hugo Ramos. Nesta terça-feira (9), a equipe mogiana venceu o Paulistano, por 64 a 61 e garantiu vaga na pós-temporada.

O Diário Cast desta semana, apresentado por Josué Suzuki, conta a história da classificação heróica da equipe mogiana que acreditou na classificação até o final, com relatos do treinador Fernando Penna e do experiente Shamell Stallworth, confira abaixo.

Com apenas três vitórias conquistadas na primeira metade da temporada, o Mogi Basquete tinha a missão de reverter o quadro no segundo turno. Nas três primeiras partidas do returno, a equipe mogiana não havia conquistado nenhuma vitória.

A equipe comandada pela lenda Fernando Penna é formada por muitos jovens que já no início da carreira têm a responsabilidade de vestir a camisa da cidade. Segundo o treinador, a virada de chave durante a viagem para o Rio de Janeiro, contra o Botafogo.

O confronto era o último de três jogos fora de casa, nos dois primeiros, contra FlaBasquete e Vasco da Gama, o Mogi saiu derrotado por 77 a 49 e 79 a 73. Em caso de derrota para o Botafogo, o Mogi Basquete poderia dar adeus ao sonho dos playoffs de maneira precoce. Com o empate no tempo normal, o confronto foi para a prorrogação, com vitória mogiana por 87 a 84.

Depois deste jogo, o Mogi voltou determinado e conquistou quatro vitórias seguidas, contra o São José (79 a 64), Brasília Basquete (104 a 61) e Cerrado (70 a 65). “A recuperação é fruto do nosso trabalho, da nossa resiliência. Um primeiro turno com três vitórias algumas derrotas de um ponto, dois pontos. Seis, sete (partidas) entre dois ou três pontos. Derrotas que machucaram nós, mas que nós não desanimamos, continuamos trabalhando”, disse o treinador Penna.

Apesar dos bons resultados, o Mogi voltou a tropeçar contra o Pato Basquete (100 a 73) e Franca (73 a 69) e a vaga para os playoffs, entre as 16 melhores equipes da competição voltou a ficar distante. Ainda mais com a interdição do Ginásio Hugo Ramos, que pode voltar a ser utilizado após reparos na infraestrutura antes das partidas da reta final da primeira fase.

Com muita garra, a equipe jovem do Mogi Basquete, liderada pelo experiente Shamell Stallworth (43), venceu o São Paulo por apenas dois pontos (81 a 79) e o Paulistano (64 a 61), em casa, chegando a 10 vitórias em 35 jogos, sete no segundo turno. Com isso, a equipe chega a 14ª colocação e pode comemorar a classificação antecipada para a pós-temporada do NBB Caixa 2024. O próximo e último desafio da primeira fase é contra o Bauru Basketball, no Ginásio Panela de Pressão, no sábado (13).

Veja Também