Mogi das Cruzes promove Mutirão de Psicologia para zerar a fila de espera
Segundo a prefeitura, cerca de 3,5 mil pessoas aguardam pela triagem inicial
14/05/2025 12h21, Atualizado há 11 meses
Atendimentos estão sendo realizados no Caps AD, na Vila São Francisco | Foto: divulgação/PMMC
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo um Mutirão de Psicologia. O obetivo da ação é zerar a fila de espera para a primeira avaliação. De acordo com dados divulgados pela administração municipal, 5,7 mil pessoas aguardavam pela triagem no início deste ano, agora, o número abaixou para cerca de 3,5 mil.
As pessoas em espera estão sendo contatadas pela equipe do SIS 160 e encaminhadas para consultas de avaliação no Caps AD, que fica na Vila São Francisco. O paciente convocado deve comparecer ou, caso não seja possível, informar imediatamente para que a vaga seja liberada para outra pessoa interessada.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real
Segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, o Mutirão de Psicologia está sendo viabilizado por meio de duas ações. A primeira foi a contratação de três profissionais, realizada via contrato de gestão, para atendimentos de triagem e classificação de risco. Nesta etapa, devem ser atendidas cerca de 2,3 mil pessoas nos próximos dois meses.
A segunda ação foi a formalização de uma parceria com o Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento da Saúde (ICDS) que, desde esta segunda-feira (12/5), oferta teleatendimento em Psicologia para a população mogiana. Serão 300 atendimentos por mês.
“A teleconsulta é uma modalidade de atendimento realizado através de tecnologia virtual, desde computador, tablet, smartphone ou celular, reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia, e que facilita o acesso ao atendimento evitando grandes deslocamentos”, explica a coordenadora da RAPS – Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, Juliana Falchete.