Site da Prefeitura de Mogi também vira alvo de vândalos e sofre tentativa de invasão
Sistema não sofreu danos, mas links falsos em sites de busca estariam direcionando usuários para jogos de azar, segundo a prefeitura; esse é o oitavo caso de invasão desde o início do ano

Prefeitura de Mogi das Cruzes | divulgação/PMMC
Reportagem de: Fabricio Mello
O site da Prefeitura de Mogi das Cruzes sofreu uma tentativa de invasão durante o feriado de Carnaval. A informação foi divulgada hoje (7), em um comunicado da administração municipal para alertar sobre golpes e links falsos que estariam usando a imagem de notícias da prefeitura. Este é o oitavo caso de vandalismo, furto e/ou roubo que a prefeitura registra desde o início do ano (leia mais abaixo)
Segundo o comunicado, apesar do ataque que o site institucional mogidascruzes.sp.gov.br sofreu, “não houve danos ao sistema” e “todas as informações contidas ali permanecem seguras”. A página passou, ainda de acordo com a nota, por uma análise da equipe de Tecnologia da Informação da prefeitura.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.
O alerta, entretanto, se deu necessário porque links falsos usando a imagem do site institucional estariam circulando pelos mecanismos de busca da internet, como o Google. Esses links estariam direcionando usuários para sites de jogos de azar, os chamados “Jogos do Tigrinho”, como são conhecidos popularmente.
“As devidas providências foram tomadas pela equipe de tecnologia e a segurança do site oficial foi reforçada. O problema está solucionado. A Prefeitura orienta que os usuários acessem diretamente o site mogidascruzes.sp.gov.br ou os canais oficias da Prefeitura no instagram e facebook (@prefeituramogi) para receber informações seguras.”
Série de invasões em Mogi
Do início de 2025 até o momento, a prefeitura foi obrigada a suspender o atendimento em equipamentos municipais, por casos de furto e vandalismo, sete vezes. O site, apesar de não ter o seu funcionamento afetado, marca a oitava ocorrência de natureza similar enfrentada pela gestão.
O primeiro caso foi no dia 7 de janeiro, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Botujuru. Os atendimentos foram suspensos por causa de danos causados pelo arrombamento das portas do imóvel, invasão e furto de 15 CPUs dos computadores da unidade. O atendimento foi retomado no dia seguinte.
O segundo foi no dia 17, no Pró-Hiper. O sistema de aquecimento da piscina foi danificado pela ação de vândalos, com o furto de equipamentos que realizam a troca de calor para que a água chegue à temperatura ideal, além da fiação. Com isso, o início das aulas de hidroginástica para idosos precisou ser suspenso.
A terceira ocorrência aconteceu pouco mais de 2 semanas depois. Novamente no Pró-Hiper, no dia 3 de fevereiro, vândalos quebraram um portão, equipamentos e vidros, além de furtarem torneiras dos banheiros e vestiários. A ação causou a suspensão das atividades no local.
No quarto caso, registrado no dia 10, o alvo foi a Estação Elevatória de Água da Vila da Prata. Além do vandalismo, a prefeitura informou que cabos elétricos foram furtados, o que causou a paralisação do sistema que faz o bombeamento de água para o bairro e também para o Conjunto Ana Paula e Vila São João.
Na quinta vez, novamente na Estação Elevatória da Vila da Prata, o furto e a ação dos vândalos forçaram o equipamento a paralisar as atividades. Além do registro de ocorrência na Polícia Civil, o Semae solicitou reforço nas rondas da Guarda Municipal. O caso aconteceu um dia depois, no dia 11.
A sexta vez foi no Posto de Saúde de Braz Cubas, com mais cabos de energia elétrica sendo furtados e causando a suspensão do atendimento na unidade. A ocorrência foi registrada no dia 12 de fevereiro, a terceira na mesma semana.
No caso mais recente, o alvo dos vândalos foi o Theatro Vasques. O equipamento teve as atividades interrompidas por tempo indeterminado no dia 1 por conta do furto do sistema de refrigeração e danos à estrutura.
E mesmo não possuindo um espaço físico, nem mesmo o site da prefeitura escapou da ação dos criminosos, sendo este o mais novo caso, apesar de – segundo a nota – a invasão ter sido apenas tentada, e não consumada desta vez.
Resposta da Prefeitura
Em resposta à série de invasões, a Prefeitura acionou a polícia, que deu início a um trabalho de investigação e prendeu, no dia 17 de fevereiro, um casal por suspeita de integrar uma quadrilha especializada em furto. Eles seriam os responsáveis pelo furto da UBS do Botujuru – o primeiro da série.
Além disso, em nota dada ao O Diário na época do sexto caso, a Prefeitura informou que “a administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e dos órgãos responsáveis pelos equipamentos, está ampliando os trabalhos voltados à segurança dos locais, com a participação da Guarda Civil Municipal e a implantação de dispositivos como alarmes e monitoramento”.