Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Entenda o projeto de extensão da Linha 12-Safira até Suzano após a concessão

Investimento previsto para essa ampliação supera R$ 467 milhões, com foco em melhorar a mobilidade da região e atender a crescente demanda de passageiros

27 de maio de 2025

Linha 12-Safira deve receber investimentos | Maurício Sordilli/Secop Suzano

Reportagem de: O Diário

Um dos principais projetos após a assinatura do contrato de concessão patrocinada da Linha 12-Safira – que ocorreu na última semana – é a sua extensão entre o trecho de Calmon Viana e Suzano. O investimento previsto para essa ampliação supera R$ 467 milhões, com foco em melhorar a mobilidade da região e atender a crescente demanda de passageiros.

A confirmação desse aporte ocorreu em uma reunião entre o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, o ex-prefeito de Suzano e atual secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Rodrigo Ashiuchi (PL), e o atual prefeito de Suzano, Pedro Ishi (PL), que à época ainda era vereador.

Entre os principais objetivos dessa extensão está a redução do intervalo entre os trens. A expectativa é que, no horário de pico, o tempo de espera caia para apenas 3 minutos, garantindo maior eficiência e conforto para os usuários da Linha 12-Safira, que hoje transporta cerca de 262 mil passageiros diariamente em seus 39 km de extensão e 13 estações.

Agora, com a mudança, como os passageiros devem ser afetados e quais serão os próximos passos previstos no plano de modernização do transporte ferroviário paulista? O Diário separou, nesta matéria, detalhes do que deve acontecer nos próximos dias  (leia mais abaixo).

A partir da assinatura do contrato, de acordo com o governo estadual, inicia-se um prazo de 60 dias até a data de eficácia, momento em que efeitos jurídicos e operacionais passam a ser produzidos. 

Após esta data, terá início a fase pré-operacional, com duração de 12 meses, dedicada a treinamentos, adaptação tecnológica-progressiva da operação da Linha 12-Safira, garantindo a transferência de responsabilidades entre a CPTM e a nova concessionária. 

Nesta fase, também são realizados estudos voltados à resiliência climática e à mitigação de riscos relacionados a eventos extremos, com foco na segurança do sistema. Na Linha 12-Safira, Suzano será a estação terminal no convênio de concessão. Essa linha receberá duas novas paradas na zona leste e centro da capital, totalizando 16 ao final das obras, que ainda não tem previsão de início. 

E as mudanças efetivas e obras de modernização? Atualmente, na Linha 12-Safira, o intervalo entre os trens é de cinco minutos entre Brás e Itaquaquecetuba e 10 minutos entre Itaquaquecetuba e Calmon Viana. Com a concessão, o intervalo entre Brás e Itaquaquecetuba será reduzido para 3 minutos e 15 segundos, enquanto entre Itaquaquecetuba e Suzano, será de 6,5 minutos, conforme prevê o governo estadual. 

LEIA TAMBÉM

Veja Também